jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Vizinhança Solidária: programa da Polícia Militar com comerciantes vem dando resultados

por Luiz Ramires
07 de julho de 2019
Capitão Tominaga: a idéia de montar o programa com os comerciantes vem dando bons resultados
Criado há cerca de seis meses, o Vizinhança Solidária, um programa da Polícia Militar que ainda não tinha sido implantado em Jales, foi montado através de um grupo WhatsApp para atender os comerciantes do centro da cidade.
O capitão Alex Akisani Tominaga, comandante da 2ª Cia. do 16º Batalhão da Polícia Militar em Jales, explica que o programa da PM foi criado para ser implantado nos bairros, para um contado mais direto com os moradores que escolhem um líder em cada comunidade, para programar e coordenar reuniões e outras atividades promovendo essa integração.
O programa em Jales é o primeiro a ser montado na região e surgiu da ideia de se unir não os moradores dos bairros, mas os empresários do comércio, quando ele iniciou um contato com a Associação Comercial, onde disse que foi muito bem recebido e começou-se a cadastrar os integrantes do grupo.
Hoje o grupo conta com uma boa participação de empresários e de boa parte dos policiais militares que trabalham em Jales. O capitão tem a preocupação de transmitir sempre uma mensagem padrão deixando claro que o grupo tem como finalidade específica ajudar a reduzir o número de casos registrados na área central da cidade. “Não podemos fugir desse foco com mensagens e vídeos sobre outros assuntos como normalmente acontece nas redes sociais”, explicou, lembrando que o foco precisa ser mantido, para não prejudicar todo o trabalho.
Pelo curto período de funcionamento, o capitão considera bom o resultado dessa integração que já resultou em quatro flagrantes por furto que foram possíveis graças às informações transmitidas pelos comerciantes através do grupo, mas ele recomenda que antes de transmitir a mensagem, inclusive com fotos, sempre que possível, o mais importante é ligar para o 190 que pode acionar rapidamente algum policial que estiver mais próximo do local. 

O PROGRAMA
Segundo a Polícia Militar, o programa Vizinhança Solidária consiste em um grupo de pessoas que internalizam a necessidade de reduzir a intolerância social, aproximar os “vizinhos” e resgatar a percepção de segurança, por meio de posturas individuais e coletivas, materializada na expansão da vigilância para o contexto do grupo, desenvolvendo o sentimento de pertencimento social a dissipando a indiferença para com o próximo. Resumidamente, é a soma de esforços com o fim de prevenir crimes através da vigilância coletiva e da troca de informações.