jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Viver ou sobreviver ao trabalho?

Por Weslei Frois
08 de abril de 2019
Vivemos um momento onde temos a impressão que todo mundo está em com problemas, que existe algo conspirando contra tudo e com isso muitas pessoas estão se sentindo perdidas e infelizes com alguma coisa, o trabalho é o principal alvo.
Uma pesquisa feita pela Delloite Index dos EUA, mostrou que em média 80% dos trabalhadores da esfera mundial estão insatisfeitos com o trabalho.
Outra pesquisa, feita ISMA Brasil, mostrou que 72% dos trabalhadores Brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho.
Situação extremamente preocupante!!!
Existem muitas questões relacionadas ao trabalho, mas a principal causa é porque o mercado tradicional de trabalho, do jeito que sempre funcionou está chegando ao fim.
O interessante é que quando nascemos, aprendemos que a vida tinha um SCRIPT PRONTO – nasce, cresce, faz faculdade, trabalha, casa, tem filhos, aposenta, curti um pouco a vida e morre. É só rodar e pronto!!! E para nós é confortável saber que existe um script, não precisa perder tempo inventando coisas, você fica mais tranquilo, é só seguir o passo a passo.
Só que quando nós fomos executar o script, no começo parecia que até iria dar certo, mas de repente começou a dar uns problemas, passou-se 5, 10, 15 anos de carreira e nada do que havia idealizado de dinheiro, realização, tranquilidade não aconteceu...
E é por isso que existem tantas pessoas desconfortáveis, insatisfeitas, infelizes e com tantas questões não resolvidas relacionadas ao trabalho. O problema é que as pessoas ainda não perceberam que rodar o SCRIPT não funciona mais...
Diante desta situação, não podemos nos curvar mais ao mercado tradicional, precisamos desenvolver AGORA novas competências para essa nova realidade, e é por isso que existe tantas pessoas passando por algum tipo de reinvenção hoje em dia. Já perceberam? E quem ainda não passou por uma reinvenção, vai ter que passar.
É preciso entender que hoje estamos em outra ERA... e que o momento atual exige entender o que está acontecendo, se adaptar e mudar para não só sobreviver, mas para começar a viver o trabalho.
Esse entendimento, adaptação e mudança ocorre em 5 passos:
Primeiro passo – Aceitar que você precisa mudar, isso não tem jeito. Só irão sobreviver ao mercado as pessoas que conseguirem se adaptar as mudanças.
Segundo passo – O mundo é complexo, então a possibilidade de o antigo script funcionar nos tempos atuais é muito baixa. É preciso começar a fazer as coisas de uma maneira diferente para obtermos resultados diferentes.
Terceiro passo – É entender o básico, quais são os principais fundamentos que influenciam a nova ERA, ou seja, quais são os conceitos fundamentais para uma carreira de sucesso. Uma carreira bem sucedida hoje, é medido pela pessoa de forma objetiva (status, nível hierárquico, remuneração...) mas principalmente pela forma subjetiva (propósito, realização, satisfação, felicidade.) e esse fator conta muito.
Quarto passo – É entender o que você precisa fazer, quais competências desenvolver para viver o trabalho. Existem 5 competências cruciais para serem desenvolvidas: Autoconhecimento, Empatia, Capacidade de solucionar problemas, Capacidade de utilizar a tecnologia de forma produtiva e Capacidade de aprende e ensinar.
Quinto passo – É começar, não basta saber o que precisa fazer, é necessário entrar em ação e como tem muita coisa para fazer, é importante planejar. Para entrarmos em ação é necessário ter bem definido os objetivos, listar todas as etapas e tarefas necessárias para alcançar esses objetivos, ter bem claro quais serão as evidências de conclusão de cada meta estabelecida e sempre fazer avaliações para verificar se está no caminho certo ou a necessidade de se fazer um replanejamento até que se conquiste o objetivo.
Quando nos sentimos insatisfeitos e infelizes, temos que acreditar que qualquer situação pode mudar, basta decidir que precisa e quer mudar, assumir a responsabilidade pela vida e adotar métodos, técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas para visualizar qual é o melhor caminho para o sucesso e viver intensamente. 
Os tempos mudaram!!! A responsabilidade em assumir as rédeas da carreira é de cada um de nós, sempre é tempo de decidir, começar e recomeçar...
Faça cada minuto da sua Vida valer a pena.

Weslei Frois  
(Sociedade Brasileira de Coaching; Professional & Personal Coach;
Positive Coach)