jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

VITÓRIA BRASIL

Setembro Amarelo e Dia do Idoso mobilizam a cidade
09 de outubro de 2017
Todos os setores da administração de Vitória Brasil se mobilizaram na campanha de prevenção ao suicídio
O município de Vitória Brasil comemorou o mês do “Setembro Amarelo”, campanha esta que envolveu a rede (Saúde, Educação, Assistência Social), onde todos vestiram à camisa literalmente, trabalhando a conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população sobre suas formas de prevenção. O Slogan da campanha: “FALAR ÉA MELHOR SOLUÇÃO”.  No decorrer deste trabalho, A Secretaria Municipal de Educação trabalhou o tema com funcionários, pais de alunos, e também os alunos dando ênfase “A VIDA” (dar valor a vida). Foram usados, cartazes, faixas e até rolou uma passeata dos pequeninos cantando uma música tudo a ver com o tema, pelas principais ruas da cidade. Com os alunos maiores também foi trabalhado o tema na escola, e fechou com uma brilhante palestra, e história de vida, do professor Gê/Gê, sendo este professor de dança no CRAS-Centro de Referência de Assistência Social.
Na Assistência Social foi trabalhado o tema também em todos os grupos de família, idosos e crianças pela enfermeira Viviane Pereira da Silva e o médico de família Paulo Vinícius Cassimiro Garcia, da Saúde, onde foram abordados as maiores causas do suicídio, como por exemplo: a depressão, e, o isolamento das pessoas. A Secretaria Municipal da Saúde, também envolvida com   esta problemática, se doou inteira para que a Campanha, além dos profissionais palestrantes, distribuiu durante todo o mês de setembro na UBS – Unidade Básica de Saúde, panfletos educativos da Campanha.

DIA DO IDOSO
Final do mês de Setembro, como é de praxe, comemoramos uma semana especialíssima para os idosos. Foi carinhosamente planejada pela Assistência Social para brindar estes que merecem o nosso carinho sempre! A semana do Idoso teve início, com um passeio à Catanduva (pontos turísticos, zoológico, engenho e museu Pe. Albino no início do mês, que foi carinhosamente apadrinhada pelo vereador Joaquim Silva Moura, pela Deputada Analice Fernandes. Foi um sucesso!
Na semana passada (25 a 29 setembro/2017) foram ofertadas várias atividades aos mesmos:
Na segunda- feira, O Dia da Beleza: onde duas cabeleireiras: Mariele Passos e Juliane Santana do salão da Fátima de Jales, gentilmente doaram seu dia de trabalho, cortando e arrumando cabelos e maquiando as idosas. Na terça- feira: Atividades recreativas e dinâmicas com as idosas, realizada pelas técnicas do CRAS, Joelma (psicóloga) e Márcia Fabiana (Assistente Social) seguida de um bingo.Na quarta- feira: palestra com o jovem André Gandolfo, que abrilhantou tocando o seu teclado. Na quinta-feira: os idosos masculinos participaram do Torneio de Truco, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Esportes.
Em ambas atividades a Administração através da prefeita Ana Lúcia e o vice Alécio Caberlinse estiveram presentes e atuantes.