jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

VENHA A NÓS – Não será surpresa para esta coluna se Osvaldo Costa Junior, novo presidente do PSDB de Jales, oficializar convite para que o prefeito Flávio Prandi Franco se filie ao partido.

Fique Sabendo
18 de agosto de 2019
Prefeito Flá, ao lado do Delegado Sakashita, entregou documento ao deputado Luiz Flávio Gomes solicitando apoio para Hospital Regional
VENHA A NÓS – Não será surpresa para esta coluna se Osvaldo Costa Junior, novo presidente do PSDB de Jales, oficializar convite para que o prefeito Flávio Prandi Franco se filie ao partido. Segundo o próprio Bixiga, o primeiro aceno foi feito por telefone, terça-feira, dia 13, após receber mensagem do prefeito, que estava em São Paulo, informando-o, via WhatsApp, sobre o resultado de audiência com o governador em exercício, Rodrigo Garcia (DEM), e Marco Vinholi, presidente do PSDB e secretário estadual de Desenvolvimento Regional.

 AGITAÇÃO NO NINHO – Por outro lado, os tucanos que se julgam de raiz porque ajudaram a fundar o partido e carregaram o piano durante muitos anos em Jales, estão pintados para a guerra. Fonte desta coluna garante que eles estão se sentindo desprestigiados em todos os sentidos. Além de não terem sido consultados sobre a nova composição, militantes de bico grande ainda não digeriram a indefinição da Secretaria Estadual de Educação quanto à nomeação do novo dirigente regional de Ensino. O candidato do grupo é o supervisor de ensino Francisco Leonel Teixeira. Mas, até agora, o nome do professor Chico não foi publicado no Diário Oficial do Estado.  

MANDA-BRASA – Já no MDB, tem céu de brigadeiro. Sem maiores turbulências, o ex-vereador Jediel Zacarias foi confirmado na presidência do Diretório Municipal do partido. A convenção foi realizada sábado, 10 de agosto, na sala de reuniões do primeiro piso do Cartório do Garça. Convidado, o prefeito Flá fez uma explanação sobre os rumos da administração aos convencionais. Depois, o anfitrião Garça, o dirigente João Missoni e o prefeito fizeram um pit stop na loja de conveniência do Posto Universitário, onde foram recebidos pelo vereador Tiago Abra (PP), novo dono do pedaço. 

ALAVANCA – O deputado federal Luiz Flávio Gomes (PSB) prometeu e cumpriu. Durante a campanha do ano passado, ele e seu companheiro de dobradinha, Delegado Sakashita (PHS), firmaram compromisso no sentido de lutar pela criação e instalação do Hospital Regional em Jales. Na sexta-feira, dia 9, após o encerramento do seminário “A advocacia e a cidadania”, promovido pela OAB de Jales, o prefeito Flá (DEM), os vereadores João Zanetoni e Fábio Kazuto, ambos do PSB,  procurador geral do município, Pedro Manoel Callado Moraes entregaram ao parlamentar um documento solicitando o apoio dele para a causa. LFG, que teve 690 votos em Jales, disse que vai entrar de cabeça.   

TÔ DENTRO – Como um assunto puxa outro, o Delegado Sakashita, que teve 3063 votos para deputado estadual em Jales, participará ativamente da eleição municipal do ano que vem. Segundo fonte muito próxima a ele, uma votação como a que conquistou na urna eletrônica não pode ser jogada às traças. O delegado só não decidiu até agora se vai disputar algum cargo, mas certamente estará no jogo.   

VERGONHA – No final da missa das sete e meia da manhã, dia 11 de agosto, na Catedral, o vigário Valdair Rodrigues fez algumas recomendações sobre a participação na Romaria Diocesana marcada para hoje, 18, no sentido de que os fiéis levassem os folhetos impressos especialmente para o evento, rádios ou aparelhos receptores e não se esquecessem também de levar saquinhos plásticos para evitar sujar as ruas. Foi aí que o padre foi direto ao ponto: “nossas ruas e praças estão uma vergonha. Isto é falta de cidadania. Isto é falta de espírito cristão. Isto é falta de consciência”. 

TIO PATINHAS – Delegado regional junto à Conferência Nacional de Saúde, o conselheiro José Martini surpreendeu a equipe do caixa da Prefeitura. Ele ficou quatro dias em Brasília, de 4 a 7 de agosto, e dos R$ 2 mil que lhe foram entregues para despesas, gastou apenas R$ 212,00, devolvendo o resto. Segundo ele, se a organização do encontro ofereceu hospedagem, café da manhã e comida na bandejão, não havia motivo para gastar em supérfluos ou tirar nota por fora. Ele anda tão empolgado com a atuação como conselheiro de saúde que, no feriado de 15 de agosto, tomando café com amigos, garantiu: “se o prefeito me nomear para algum cargo remunerado, eu caio fora. Vivo muito bem com minha aposentadoria. E outra coisa: como voluntário, sou muito bem recebido em todos os locais da rede de saúde”.

FÔLEGO – Mara Amaral, assessora parlamentar do deputado estadual Itamar Borges (MDB), vem lembrando os tempos em que, considerada uma das moças mais bonitas da região,brilhava pelos salões dos clubes de Santa Fé do Sul e cidades vizinhas. No dia 29 de junho, como registrou esta coluna, ela dançou forró com o blogueiro Betto Mariano na “Violada 5 Estrelas”, da AACAJ. Sábado, passado, dia 10, ela arriscou alguns passos ao lado das senhoras que participavam do Bon Odori, da Associação Nipo-Jalesense. 

GOLE – No pé da coluna Painel, que registra os vips que visitam o jornal Folha de S. Paulo, a editora daquele espaço noticiou na última terça-feira, dia 13, a presença do empresário Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, que se fazia acompanhar do deputado federal Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas.