jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Vacinação contra raiva continua até quinta-feira

Devem tomar a vacina cães e gatos, a partir de quatro meses de idade, em boas condições de saúde.
02 de setembro de 2018
A vacinação antirrábica é gratuita e segura e devem ser imunizados cães e gatos a partir de quatro meses de idade e que não estejam doentes
A campanha de vacinação contra a raiva, que começou no dia 25 de agosto continua até a próxima quinta-feira, dia 6 de setembro. O trabalho de imunização gratuito é promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Zoonoses. A vacinação anual é obrigatória e auxilia no controle da doença.
O serviço estará disponível em diversos pontos da cidade, das 8h às 16h. O animal deverá ser levado até o local de vacinação, portanto não será permitido levar a vacina para ser aplicada em casa. 
Devem tomar a vacina cães e gatos, a partir de quatro meses de idade, em boas condições de saúde, ou seja, os animais não podem estar doentes. Para facilitar a imunização é importante que os cães sejam levados em coleiras e guias, e os mais agressivos com focinheiras. Já os gatos, a orientação é que sejam levados em caixas, para evitar que fujam ou arranhem. É importante apresentar a carteira de vacinação do animal e que o transporte seja feito por adultos.
A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença que atinge os animais e que pode também ser transmitida aos seres humanos através da mordida de animais, mas lambidas ou feridas abertas também são meios comuns. Por esse motivo, todos os anos são realizadas campanhas de vacinação para evitar a disseminação da doença.
Conforme orientação do médico veterinário Leonardo Aurélio Silva, “o pet que tem raiva apresenta agressividade, salivação e cansaço excessivos, mudanças de comportamento e paralisia dos membros. Caso haja qualquer suspeita de um animal com raiva, o caso deve ser comunicado imediatamente à Unidade de Zoonoses do município pelo telefone (17) 99611 -5491 para que as providências sejam tomadas. Ao serem identificados os sintomas clínicos, o animal deve ser isolado com urgência”.

Cronograma de vacinação (8h às 16h)

03/09/2018 (segunda-feira) 
Mercado Santo Expedito
Praça Maria Silveira  

04/09/2018 (terça-feira) 
Escola Carlos Arnaldo
Sacra Rua Iguaporé

05/09/2018 (quarta-feira) 
Igreja São Francisco de Assis Big Plaza
Parque das Flores

06/09/2018 (quinta-feira) 
Alto da caixa d’Água 
Praça do Roque Viola Perto do Ildo