Cidade

UPA monta estruturas para síndromes gripais

Com o objetivo de reorganizar o fluxo de pessoas e possibilitar melhoria no atendimento para a população de Jales e região, o CONSIRJ – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jales, implantou duas tendas na UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento), específicas para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

As duas tendas foram instaladas na área externa da UPA, onde os profissionais que atuam naquele espaço já estão realizando o atendimento de pacientes com síndromes gripais (suspeitos de coronavírus), separadamente dos demais. No local é feita a triagem desses pacientes. O serviço especializado está disponível 24 horas por dia.

Karina Aparecida Santana de Freitas, responsável técnica da enfermagem da UPA de Jales, explicou que para realizar a assistência necessária à população, os profissionais estão com todos os paramentos necessários. “Na primeira tenda fica disponibilizado um enfermeiro e um técnico de enfermagem, que fazem a triagem do paciente, questionando sobre os sintomas. Já na segunda, os pacientes são atendidos por médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, que fazem os atendimentos da síndrome gripal.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, “após várias discussões do Conselho de Saúde com a equipe da Secretaria de Saúde e os dirigentes da Unidade de Pronto Atendimento, deliberamos por instalar o serviço na UPA 24h, acolhendo pacientes com síndromes gripais do município de Jales” e da região. Nós pensamos em montar uma unidade de saúde só para acolher esses pacientes com síndrome gripal, mas nas discussões optamos por otimizar esse recurso que já existe na UPA”.

( Assessoria de Imprensa)

Desenvolvido por Enzo Nagata