jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Uma pequena lição de Jornalismo

Perspectivas por Ayne Regina Gonçalves Salviano
30 de junho de 2019
Ayne Regina Gonçalves Salviano
Jornalismo é profissão como medicina, engenharia e direito. O jornalista reporta fatos e ideias que interessam à população. Para isso, pode usar o jornalismo informativo, das notícias, ou o jornalismo opinativo, dos editoriais, artigos de opinião, resenhas, crônicas, entre outros gêneros. Aliás, perceberam que há mais tipos opinativos do que informativos? Assim, está completamente equivocado aquele que acredita que não pode haver opinião no jornalismo.
A linha editorial dos veículos de comunicação é que delimita a abordagem dos assuntos. Ela é definida pelos empresários, capitalistas na maior parte das vezes. Eles levam em conta, entre outros fatores, o perfil do público que se deseja atingir. Claro que objetivam a maior audiência e, desta forma, os lucros do negócio, que vêm por conta dos anúncios.  
A esta altura do texto, o leitor já entendeu que tudo aquilo que for apresentado ao público já passou pelo crivo da diretoria. Diretorias estas que têm feito de tudo para deixar a relação com o público bem transparente, abatendo a lenda do jornalismo neutro e imparcial. A ideia é que o público exerça o quarto poder, escolhendo aquilo que quer ler/ver ou não.
Diante desta realidade, é de causar espanto e indignação que profissionais do jornalismo estejam sendo demitidos, suspensos ou sofrendo ameaças. Parece que chegamos em “1984”, obra fictícia de George Orwell, onde o autor apresenta uma sociedade distópica construída por Winston, um funcionário do Ministério da Verdade, cujo trabalho é retirar de circulação todas as notícias que não agradam ao governo ao mesmo tempo que evidencia apenas as versões favoráveis ao Big Brother.
A liberdade de expressão é o sinal da democracia. Quando as democracias começam a morrer, o primeiro sintoma é a censura.

Ayne Salviano
(é jornalista, professora, mestre em Comunicação e Semiótica, gestora do Damásio Educacional Araçatuba)