jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Ultramaratona caminha para ser um grande evento regional

por Luiz Ramires
02 de abril de 2018
Depois de 65 quilômetros, a chegada, no Marco Zero do Rio Paraná, em Santa Clara d’Oeste
endo como um dos objetivos promover o atletismo em Jales, a TNV Team realizou, no dia 18 de março, a 2ª. Edição da Ultramaratona Desafio Grandes Lagos, de 65 quilômetros, saindo de Jales e terminando na beira do Rio Paranã, ao Lado do Náutico Clube Grandes Lagos, em Santa Clara d’Oeste.  
Mair Gama, que fundou a TNV Team em janeiro de 2014, explica que o percurso da prova é 90% rural, atravessando várias propriedades como sítios, chácaras e fazendas. Como a prova já diz, os desafios são muitos, com subidas e descidas, tornando a mesma realmente desafiadora até para os mais experientes. 
A 2ª Ultramaratona teve 99 atletas inscritos, divididos em cinco modalidades: solo, dupla, trio, quarteto e quinteto. A largada aconteceu às seis horas da manhã, no estacionamento do Supermercado Sakashita da Avenida João Amadeu. O percurso passou por Santa Salete, Santana da Ponte Pensa e Santa Clara d’Oeste. 

TURISMO RURAL
A proposta é transformar o Desafio Grandes Lagos em um grande evento, inclusive com congresso técnico, com características de turismo rural, pois esta, segundo Mair é a única maratona rural do país. “É um evento que além de se tornar uma atração para os simpatizantes e praticantes esportivos, em suas próximas edições poderá trazer movimentos financeiros para nosso comércio. Acreditamos muito nesta possibilidade, pois, cada atleta que vem para a prova vem acompanhado, isto que dizer que se tivermos 300 inscritos, podemos contar com mais ou menos 600 pessoas na cidade”, afirma Mair. 

ORGANIZAÇÃO
Mair explica que a TNV Team é uma equipe esportiva voltada para a promoção e realização de eventos na cidade e região. A equipe TNV Team “Tri-na-Veia” surgiu da junção de três modalidades esportivas: natação, bike e corrida, o que forma a modalidade esportiva “triathlon”. A TNV Team não se resume a apenas esta modalidade, mas sim a promover e realizar qualquer modalidade esportiva, como afirma Mair. 
Mair é atleta amador e já participou de várias competições representando Jales como corridas de ruas de 5 e 10 quilômetros, duas Maratonas em São Paulo, 1 ½ Maratona no Rio de Janeiro, uma São Silvestre, uma Prova de Triathlon Olímpico em Santos, uma IronMan em Fortaleza e outra em Tocantins,  uma Long Distance em Pirassununga com percurso de natação 1.900 metros, 90 de bike e 21 de corrida, uma Extreme em São Carlos com percurso de um quilômetro de natação, 100 de bike e 10 de corrida e três participações em provas de Duatlon, com 20 quilômetros de bike e quatro de corrida.