jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Ultramaratona

Por Mair Gama
18 de março de 2019
Domingo passado, 10 de março, aconteceu a Ultra Unijales – 3º Desafio Grandes Lagos 65km. Prova que sai de Jales e termina nas margens do Rio Paraná em Santa Clara d’Oeste. São 65 kms percorridos por Jales, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa e Santa Clara d’Oeste. No total, 207 atletas participaram desta edição formando as seguintes categorias: solo – dupla – trio – quarteto e quinteto, prova com grau de dificuldades muito grande, pois no percurso temos muitas subidas, trechos com pedregulhos, areias e bastante poeira. 
O Desafio Grandes Lagos 65k já está se tornando uma tradição em nossa região, pois nesta edição contamos com participantes de vários estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A cidade de São José do Rio Preto foi a grande surpresa representada por mais de 120 atletas de várias assessorias esportivas. Mirassol, Ouroeste, Fernandópolis, Santa Fé do Sul e Rio Verde(GO), também vieram com números expressivos de atletas.

CLASSIFICAÇÃO
Os grandes campeões da prova foram:
Solo Masculino: Pacheco – Araçatuba, com o tempo de 6:32’44”
Solo Feminino: Lilian E. Ferreira Baptista – Rio Preto, com o tempo de 7:46’02”
Dupla Masculina: Victor Noronha/Bruno da Rocha – Rio Preto, com o tempo de 4:55’39”
Dupla Mista: Diorgens/Suelen – Jales, com o tempo de 7:15’45”
Trio Masculino: Douglas Pollo/Osmani Borba/Willin José – das cidades de Votuporanga - Santa Fé do Sul e Campo Grande, com o tempo de 5:11’45”
Trio Feminino: Kariny Arantes/Daiane Aveiro/Adriana Toledo – Rio Preto
Trio Misto: Kaliny Yamaguty/Gustvo Gandura/Ed Fama – Rio Preto
Quarteto Masculino: Paulo Richard/Thigo Matos/Elebson Pereira/Wagner Lima/Josimar Dutra – Rio Verde – Goiás
Quinteto Feminino: Lana Stefanne/Natane Gabriela/Bia Rodrigues/Érica Ulle/Barbara Bitencourt - Fernandópolis
Quinteto Misto: Maicon Castilho/Renata Bezerra/Silvio Nicolau/Rosemeire Arena/Admir Oliveira – Mirassol

APOIO
Para um evento deste acontecer, contamos com apoio das empresas privadas e órgãos públicos, como as prefeituras, através de suas Secretarias de Esporte, Polícia Militar e ambulâncias.
Só temos a agradecer às empresas de Jales que desde o início mantiveram uma parceria conosco. Agromec, Café Aporé, ACM Automação, Água Yanni, Lojas Celes, Teccel Jales, Max Jales, Distribuidora Mendonça “frutas e legumes”, Fuga Couros, Xingu Sementes, Mini Rapadura Tijolin “Rio Preto” e Loja Esportiva Metabólic “Rio Preto”.
Nós, da equipe TNV TEAM SPORTES & MARKETING ESPORTIVO, queremos agradecer também o grande apoio que recebemos da cidade de Santa Salete, através de seu Prefeito Tuim da Farmácia e do Secretário de Esporte André Sanches que não mediu esforços para ficar praticamente o dia todo numa base de apoio no centro de sua cidade dando suporte para os atletas.
A cidade de Santa Clara sempre nos atendeu de braços abertos em todos os eventos que realizamos dando todo o surte que solicitamos. Só temos a agradecer ao prefeito Wair Jacinto Zapelão e ao secretário de esporte  Eliandro Pereira Gomes  e ao secretário de turismo José Flávio que nunca nos negaram uma visita. Este ano nossa parceria foi melhor, pois a prefeitura de Santa Clara deixou o local da chegada da prova roçado, limpo e ainda cedeu espaço nas áreas de lazer para que os atletas tomassem banho ou pudesse fazer churrasco junto a seus familiares. 
Agradecemos muito a Câmara dos vereadores de Jales pelo apoio que nos deu, nosso muito obrigado aos vereadores que aderiram este evento que só traz benefício para nossa cidade. 
Agradecemos também por todo o suporte que a ambulância nos deu durante todo o percurso da prova.

SEGURANÇA
Só queremos aqui registrar a nossa indignação quanto à segurança. Todos os anos nós protocolamos um oficio junto à Prefeitura sobre o evento, com o OK da mesma. Protocolamos outro ofício junto à Polícia Militar. Nos três anos não fomos atendidos. Nossa maior preocupação é a segurança dos atletas. 
Quando solicitamos suporte da polícia, nossa maior preocupação é com a integridade dos atletas enquanto estão correndo pelas ruas da cidade. Depois não precisa, nós tocamos a prova com nosso suporte, mas infelizmente nem isso a gente tem. Quando não temos este suporte, isso nos causa uma certa insegurança, pois nos cruzamentos não temos autoridade para parar o trânsito. São nestes pontos onde temos a maior preocupação com a segurança dos atletas, pois muitos motoristas não esperam as pessoas passarem.

COMÉRCIO
Quero registrar aqui o quanto este evento tem impacto imediato na economia da cidade e região, pois estiveram aqui praticamente 350 pessoas entre atletas e acompanhantes, se hospedando nos hotéis e consumindo no nosso comércio. Com isso alguns hotéis esgotaram as vagas.
Nossa meta para o ano que vem é de 650 pessoas entre atletas e acompanhantes, então vamos nos preparar para receber estas pessoas em nossa cidade. Próximo Desafio Grandes Lagos 65k acontecerá em março de 2020.