Eventos

TURISMO: Nordeste brasileiro é um dos roteiros disponíveis para viagem durante flexibilização da quarentena

Cristiano Barbosa, Roseli Barbosa e Helena Araújo aproveitaram a flexibilização da quarentena e viajaram para o nordeste brasileiro

Após sete meses sem turismo no Brasil e no mundo, agora, com a flexibilização da quarentena agências de turismo retomaram a venda de pacotes de viagem, porém ainda com poucas opções de destinos.

A agente de turismo e diretora da CVC de Jales, Ana Campos, explica que o nordeste brasileiro está liberado para o turismo, com algumas restrições dentro de restaurantes e passeios de ônibus como o uso de luvas, álcool em gel e máscaras, porém, em volta das piscinas e na praia está tudo normal.

Ana Campos esclarece também que as viagens internacionais para os Estados Unidos e a Europa ainda estão restrições. “Só é permitida a viagem de pessoas que embarcam para a Europa se estiverem com exame de coronavírus em mãos até 72 horas após o teste”.

CRISE 

O setor de turismo foi um dos mais afetados pela crise causada pela pandemia da Covid-19. Aproximadamente 95% dos pequenos negócios de turismo tiveram perdas no faturamento.

Em contrapartida, 15% do total de empreendimentos retomaram as atividades atendendo aos protocolos, sendo que, desse grupo, 85% das agências de viagens não encontraram problemas na aplicação das normas sanitárias, já sinalizando interesse em contratação de funcionários ainda neste ano.

Esses dados foram disponibilizados após pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional). O estudo, aplicado entre 14 e 20 de julho, teve a participação de 2.555 empresas de todas as unidades da federação.