Saúde

TRAVEI. O QUE FAÇO?

 

Com certeza você já tenha dito ou ouvido essa expressão “travei”, de acordo com dicionário Aurélio travar seria o mesmo significado de tolher que quer dizer, impedir ou bloquear os movimentos.
Essa expressão é normalmente usada pelas pessoas quando sentem dores fortes na coluna vertebral quer seja ela por trauma, posições ou movimentos  inadequadas.
Essas dores podem surgir leves e gradativamente se intensificando com o passar do tempo, isso pode se dar por posturas adaptivas da coluna, por excesso de movimento ou pelo fato desses movimentos serem feito de formas errôneas, pelo excesso de peso favorecendo o aumento da curvatura da coluna lombar, mulheres na gestação ou pós gestação pode ocorrer dores na coluna ou até mesmo a perda do movimento do mesmo, pode ocorrer nos praticantes de esportes de qualquer gênero quer seja por contato ou individual ou até mesmo dormindo que são conhecidas como as torcicolo.
Esses problemas podem ser decorrentes em diversas regiões da coluna como: 
• Cervical- 7 vértebras;
• Torácica ou dorsal- 12 vértebras;
• Lombar- 5 vértebras;
• Sacral- 5 vértebras fundidas;
• Coccix- 4 vértebras fundidas.
Conseguimos observar nessa imagem uma coluna vertebral com suas curvas fisiológicas (curvas normais) numa vista lateral.
Uma lesão vertebral pode se instalar em qualquer região da coluna ocasionando dor, desconforto ou até mesmo perdendo os movimentos.
Isso se pode realizar por problemas articulares (que seriam nas vértebras como exemplo as subluxações), miofacial (que seria por desarranjos musculares), discais (hérnias discais ou migração do núcleo discal) ou problemas neurais (compressão, sensibilização ou perda da complacência). Enfim a coluna pode sofrer não só uma desordem isoladamente mas sim podendo estar comprometido várias regiões e várias estruturas da coluna.
Quando há sintomas de dores na coluna ou em qualquer parte do corpo um profissional especializado na área da saúde é imprescindível para avaliação e tratamento de forma correta antes de que se agrave ocasionando crises ou até a perda de movimentos.
Nós contamos com um trabalho completo na área da reabilitação desde a diminuição da dor, normalização da coluna vertebral com ténicas de Osteopatia e Terapia Manual, após inicia- se um trabalho de fortalecimento da musculatura interna estabilizadora da coluna vertebral que seria o RPG e o Pilates e logo após o fortalecimento da musculatura externa e condicionamento físico na Academia com auxílio de profissionais altamente qualificado.
 
 Dr. Valdir do Valle Junior
Fisioterapeuta  da Clinica CERECON
Especialista em Osteopatia e Terapia Manual
Desenvolvido por Enzo Nagata