jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

TRAIL RUN

Por Mair Gama
23 de dezembro de 2018
Hoje vamos falar de um esporte super-radical o Trail Run, modalidade super-desafiadora para os iniciantes, amadores e até mesmo para os profissionais. 
Esta prova exige muito do atleta, pois ela é realizada em locais bem difíceis como lugares montanhosos, riachos, trilhas, estradas esburacadas, no meio do mato, pasto etc. São várias as quilometragens de provas de Trail Run, podemos falar algumas como 5km, 16km, 32km, 70km, 100km...
Para participar de uma prova desta é preciso fazer treinos específicos, pois nosso corpo não está acostumado com este tipo de terreno, foge totalmente dos nossos treinos cotidianos para provas de ruas. Os percursos destas provas são realizados em locais de muita subidas e descidas, o percurso é só sobe e desce, quase não tem lugares planos e limpos, o risco de se machucar é muito grande e constante durante a prova. 
No último dia 8 de dezembro, tive minha primeira experiência neste tipo de prova, participei do Brasil Ride Trail Run. A prova foi em Botucatu, participei na categoria 32 quilômetros foi uma experiência única. Pós prova descobri parte do meu corpo que nem sabia que existia, só sabia que tudo doía. É uma prova que não tem como descrever sobre ela, das dificuldades, o que leva uma pessoa a fazer este tipo de prova, dos desafios, da superação, etc. 
Durante a prova, chega uma hora em que você só pensa em chegar vivo, que nada aconteça durante o percurso. Depois da prova, quando o sangue já deu aquela esfriada, vem aquela pergunta: será que sou louco ou doido?
Fui para o Brasil Ride Trail Run com o intuito de me superar, de me testar e de saber se era capaz de concluir a quilometragem escolhida nas montanhas de Botucatu. 
Graças a Deus deu tudo certo, como o planejado, e por pouco não fui ao pódio. Fiz a prova em 3:46min56seg. Fiquei em 4º. na categoria. Saí de lá muito feliz e realizado com a nova conquista e experiência adquirida.

Mair Gama
(bacharel em Administração e cursando Educação Física no centro Universitário UNIJALES)