jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Terapia Aquática no tratamento da Fibromialgia

Trabalho Educacional: Estágio supervisionado em Terapia Aquática
25 de novembro de 2018
A Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes, sua causa está relacionada ao estresse, fatores emocionais, traumas entre outros. É caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada de sintomas de fadiga, alterações de sono, memória e humor. As mulheres são as mais afetadas entre seus 15 e 45 anos de idade. Não há exames específicos para diagnóstico desta patologia, o profissional da saúde faz a detecção através da história clínica colhida e por um teste realizado por uma pressão com o polegar em 18 pontos específicos do. O critério de resposta dolorosa, em pelo menos 11 desses 18 pontos.
O tratamento é realizado com uma equipe multidisciplinar, dentre eles o fisioterapeuta na área de Terapia Aquática que tem como objetivo, alívio da dor, possibilitando a redução dos sintomas, proporcionando uma maior tolerância ao exercício físico, ao desconforto e diminuição das suas limitações causadas pela dor, permitindo uma melhora da qualidade de vida. O curso de fisioterapia da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) conta com esses atendimentos na clínica escola para a população de Fernandópolis e região.

Estágio supervisionado em Terapia Aquática
Alunos: Jéssica Ellen, Juliane Ortolan, Kauany Teixeira, Lilian Eduarda, Milena Monteiro, Pamela Mastelari, Tiago Vieira.
Professoras/Orientadoras: Rosana de Fátima Garbin e Maristela Ribeiro da Silva
Coordenadora: Luciana Marques Barros Fisioterapia 8º semestre