jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Teenager troca festa de debutante por viagem ao exterior

D.R.J
04 de agosto de 2019
Marislei e a filha Bárbara durante o passeio de balão na Capadócia, Turquia
Ao contrário da maioria das adolescentes que chegam aos 15 anos, Bárbara Vitória Rios Pavam preferiu trocar o glamour das festas de debutantes por um outro sonho: o de conhecer países fora dos tradicionais destinos turísticos. 
Sensibilizada, a mãe Marislei Fernanda, fotógrafa e agora advogada, não somente concretizou o desejo da filha como também viajou com ela, em experiência que durou 25 dias pela Grécia, Egito e Turquia. 
Tanto a filha aniversariante quanto a mãe, que chegaram domingo passado, dia 28, voltaram impressionadas e relataram ao J.J. o que viram e sentiram por onde passaram.

J.J. O sonho de toda teenager é uma festa de debutantes. Por que você preferiu a viagem?
Bárbara: Preferi a viagem porque não faz muito meu estilo dançar valsa com um vestido de princesa, rsrs mas também porque a viajem me agrega muito mais em conhecimento e bagagem cultural do que uma festa de 15 anos, além de que sempre foi meu sonho conhecer os lugares que eu fui e passar um mês com a minha mãe, 24 horas por dia...

J.J. Quais os países que estão no roteiro?
Bárbara: Grécia, Egito e Turquia 

J.J. Por que você escolheu estes países?
Bárbara: Escolhi Grécia, Egito e Turquia, porque foi o início das civilizações, e praticamente todas as ciências tiveram origem lá. Além de Paris que foi uma surpresa da minha mãe pra mim. Países incríveis que me fizeram sair da minha bolha social, tive contato com culturas absurdamente diferentes da minha (principalmente Egito e Turquia por serem países muçulmanos) .... Amo história, filosofia e sociologia, então esse roteiro foi muiiito planejado e eu amei muito cada parte da viajem.

J.J. O que você espera trazer de aprendizado para a sequência de sua vida estudantil? 
Bárbara: Além de treinar muiiito meu inglês, também adquiri um conhecimento de mundo muito grande, convivendo com culturas diferentes. Até aprendi a ser mais responsável e me virar sozinha (até porque minha mãe não fala nada de inglês rsrs). Mas foi muito interessante porque pude ver as coisas que eu estudei nos livros da escola, ao vivo e foi muito emocionante.

AS OPINIÕES DA MÃE
J.J. Quando sua filha trocou a festa de debutante por uma viagem ao exterior você apoiou?
Marislei -  Eu apoiei, porém como todas as suas amigas estavam fazendo suas festas e como eu esperava fazer uma festa, questionei ela inúmeras vezes se era isso mesmo que ela queria... e ela em nenhum momento teve dúvidas.

J.J. Você influiu na escolha do roteiro?
Marislei -  Na verdade eu não influi e ainda tentei mudar a ideia dela, pois como íamos somente nós duas e ela escolheu dois países muçulmanos eu tentei convencê-la por roteiros mais “fáceis” e comuns na idade dela..., mas ela tinha em mente conhecer o início das civilizações, e insistiu até o final nos três países... 
Mesmo com um pouco de receio fizemos o roteiro e no final preparei uma surpresa para ela e passamos 4 dias em Paris, aproveitando para levá-la até a Disney.
 
J.J. Do ponto de vista da arte fotográfica, a viagem tem rendido boas imagens?
Marislei -  Com certeza... e fotografar minha filha em cenários tão magníficos é a realização de um sonho... muita gratidão por esse momento.

J.J. Dos países visitados, qual o que mais a impressionou?
Marislei -  Com toda certeza o Egito, é fantástico tudo aquilo, a energia daqueles lugares, ver tudo o que estudei na escola e entender um pouco mais aquela civilização, além do choque cultural, tudo muito diferente do nosso país... clima, idioma, alimentação, religião enfim algo muito diferente.