jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Sindicato dos Motoristas promove encontro sobre reforma trabalhista

O encontro foi importante para esclarecer dúvidas sobre as mudanças na legislação trabalhista que afetarão todo o setor de transporte.
25 de fevereiro de 2018
O presidente do Sindicato dos Motoristas, José Roberto Duarte da Silveira, com a palestrante Luciana Saldanha
A reforma trabalhista e seus impactos no setor de transporte rodoviário foi o tema da Oficina Jurídica promovida pelo Sindicato dos Motoristas e Jales e Região, em Votuporanga, no dia 16 de fevereiro, reunindo representantes de empresas e de escritórios, dirigentes sindicais, advogados e profissionais de RH de toda a região.
O encontro foi importante para esclarecer dúvidas sobre as mudanças na legislação trabalhista que afetarão todo o setor de transporte, além de discutir alternativas para a aplicação das novas regras, como destacou o presidente do sindicato, José Roberto Duarte da Silveira.
Uma das questões discutidas foi a contribuição sindical, que deixa de ser obrigatória. A advogada Luciana Saldanha, especialista em Direito do Trabalho, destacou que na sua avaliação, o trabalhador que deixar de contribuir poderá perder os direitos que são oferecidos pelo sindicato aos que continuarem contribuindo.
ALERTA
A advogada fez um alerta, lembrando que com a nova lei pode acontecer que os trabalhadores que não contribuírem com o sindicato deixem de participar das conquistas resultantes dos acordos coletivos ou dos convênios, sem contar que o sindicato também poderá não ter mais a obrigação de fazer a homologação desses trabalhadores.
Nesse caso ele deixaria de ter o acompanhamento do sindicato nas homologações além de ter que fazer seus acordos diretamente com o patrão que não teria a obrigação de seguir o acordo coletivo feito com o sindicato para os trabalhadores sindicalizados.
O encontro também teve a participação do advogado do sindicato, Marcos Lobregat que abordou outras questões que envolvem as mudanças na lei trabalhista, na área dos transportes.