jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Sindicato do Comércio inaugura nova sede e amplia atividades

por Luiz Ramires
28 de janeiro de 2018
Alexandre Rensi: o Sincomércio de Jales precisava de uma sede como esta
Com uma palestra sobre perspectivas econômicas para 2018, com o economista Jaime Vasconcelos, o Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Jales inaugurou sua nova sede, na Rua 9, 3118, na noite de 24 de janeiro, terça-feira, com a presença de autoridades e representantes de sindicatos da região.
O presidente do sindicato Alexandre Rensi falou da importância da entidade ter sua sede própria para ampliar os serviços prestados aos empresários do comércio e à população em geral de Jales e da região. Ele lembra que o sindicato já vem realizando a certificação digital e o serviço de consulta ao crédito através do Serasa, além de firmar convenções e acordos com o Sindicato dos Comerciários e outros, não apenas para Jales, mas para os 14 municípios atendidos pelo sindicato.
Com a nova sede, o Sincomércio pode oferecer novos serviços como a consultoria jurídica que estava desativada e agora conta com um espaço para poder montar esse departamento. O novo prédio também conta com uma sala para cursos e palestras que já começam a ser programadas para este ano.
Foi uma luta grande para construir uma sede com 360 metros quadrados de área construída, em um terreno de cerca de 500 metros quadrados, em período de crise, como destacaram algumas lideranças presentes à inauguração que elogiaram o esforço de Rensi e sua diretoria para a realização dessa obra.

MUDANÇA 
O Sincomércio, que nos últimos anos vinha funcionando no prédio da Associação Comercial e Industrial agora passa a contar com muito mais espaço em sua nova sede, como destacou o presidente da ACIJ, Carlos Roberto Altimari, lembrando a importância do sindicato para os empresários.
A presidente do Sindicato dos Comerciários, Maria Ramires disse que o fortalecimento do comércio, com os serviços que o sindicato patronal pode oferecer é importante para as empresas e para a melhoria das condições de trabalho dos empregados.   
O deputado estadual Itamar Borges (PMDB) também esteve presente e  destacou a estrutura da nova sede do Sincomércio que como lembrou é uma entidade importante na defesa dos interesses do comércio e do consumo local, fortalecendo o empresário do setor com serviços como treinamento e orientação para melhoria das suas empresas.

Agronegócio ajudou reduzir a crise na região, afirma economista

Durante palestra na inauguração da nova sede do Sincomércio, na noite de 24 de janeiro, terça-feira, o economista da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Jaime Vasconcelos apresentou números da economia e da geração de empregos em Jales, afirmando que a crise econômica na região foi amenizada como em outras onde o agronegócio é mais forte.

Em entrevista ao Jornal de Jales, ele explicou que o município está  localizado em um ambiente onde há uma maior participação do agronegócio que é um setor que continua crescendo e sustentando a economia do país. Por isso, é natural que tenha uma média de crescimento ou de qualidade de vida um pouco superior que em regiões mais dependentes de outros segmentos, como por exemplo, a indústria.

No caso de Jales, isso fica demonstrado também pelo aumento do número de empregados no varejo, que embora timidamente, cresceu em 2017. A importância desse crescimento, mesmo pequeno, para a economia jalesense como um todo é muito grande, segundo ele, porque nada menos do que 37% dos estabelecimentos comerciais da cidade são varejistas, o que representa 31% dos empregos formais no município, enquanto a média no Estado não passa de 22%.

Nesse sentido, a nova sede do Sincomércio representa a força desse segmento, como afirmou, destacando que também é fundamental uma integração cada vez maior entre patrões e empregados. Isso porque em períodos de crise aumenta o número de desempregados e se as duas partes não caminharem juntas, fica mais difícil criar empregos e receitas, inclusive tributárias, em uma localidade onde o varejo é tão importante.