segunda 21 setembro 2020
Cidade

SERTANEJO RAIZ: Ex-aluno da Unijales inclui Tião Carreiro e Pardinho em capítulo de livro

O ex-aluno do curso de História e integrante do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unijales, Bruno de Caldas Martins, acaba de acrescentar um importante projeto ao seu currículo. Trata-se da sua participação no livro “Saberes Tradicionais e Conhecimentos Científicos nas Ciências Humanas 2”, que foi lançado no último dia 20 de agosto. As organizadoras do livro são Denise Pereira e Janaína de Paula do Espírito Santo.

O pesquisador teve um capítulo do livro, de sua autoria incluído em livro técnico. O tema foi: “A Representação da Vida Rural Por Meio da Música Sertaneja Raiz e Suas Transformações- Nas Vozes de Tião Carreiro e Pardinho”.

Segundo Bruno de Caldas Martins, o capítulo do livro é fruto do artigo que produziu no Projeto de Iniciação Científica da Unijales, no ano de 2018. Este mesmo artigo foi publicado na Revista REUNI e através da Revista, as organizadoras do livro tiveram acesso ao trabalho e fizeram convite para que virasse o capítulo Bruno de Caldas Martins foi orientado pelo professor da Unijales, Alessandro Henrique Cavichia Dias.

ANÁLISE

O capítulo tem por objetivo analisar como a música sertaneja raiz apresenta elementos da vida rural no Brasil, utilizando para tal, uma das duplas que obtiveram grande destaque no cenário da música sertaneja raiz, Tião Carreiro e Pardinho. Para tal análise é imprescindível que se discuta aspectos que vão interferir na música sertaneja raiz e consequentemente na sua representatividade exercida, como aspectos políticos, surgimento da indústria fonográfica, embate entre tradição e modernidade. Nesse cenário Tião Carreiro e Pardinho, atingem auge de sua carreira na década de 60, já vivenciando o início de uma modernização como a implementação de novos instrumentos ao estilo, que passam a acompanhar a viola caipira e o violão, porém marcados por conseguir um equilíbrio entre adequar aos pedidos das modernas gravadoras e manter viva essência caipira.

O lançamento do e-book foi feito pela Atenas Editora.


Desenvolvido por Enzo Nagata