jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Seminário mostra para onde vai a agricultura orgânica regional

O seminário mais uma vez deverá reunir produtores de orgânicos ou agricultores interessados em informações sobre a produção orgânica, custos e comercialização, estudantes, agrônomos, técnicos, compradores e representantes de empresas desse segmento.
24 de julho de 2017
Uma grande mobilização e muita organização deverão resultar em um evento maior do que o realizado no ano passado
Hoje, domingo, 23 de julho é o último dia para quem quer se inscrever no 3º Seminário de Agricultura Orgânica que acontece nos dias 27 e 28, na Escola Vocacional, promovido pelo Codeter (Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Noroeste Paulista). 
O seminário mais uma vez deverá reunir produtores de orgânicos ou agricultores interessados em informações sobre a produção orgânica, custos e comercialização, estudantes, agrônomos, técnicos, compradores e representantes de empresas desse segmento.
No ano passado o seminário foi realizado em apenas um dia e teve a participação de mais de 500 pessoas e para este ano está sendo aguardada uma presença ainda maior como informou o professor e engenheiro agrônomo Nilton Marques, coordenador do Codeter. Esse aumento da participação em relação aos anos anteriores é atribuída por Nilton ao próprio envolvimento de mais interessados e pelo maior número de atividades programadas, acompanhando a tendência de crescimento da agricultura orgânica na região.
Além de oficinas e várias palestras sobre agricultura, produção de frangos, ovos e leite orgânico, comercialização e outros encontros como mesa redonda para troca de experiências, o seminário contará com vários eventos paralelos. O destaque fica para as feiras, como a Feira de Produtos Orgânicos, Feira de Saberes (artesanato), Feira de Sabores (alimentos condimentados) e Feira de Sementes (para troca de sementes e mudas entre produtores e entidades).

PROGRAMAÇÃO
O seminário será aberto no dia 27, às 9 horas com palestra de José Fernando dos Santos, do Instituto Chico Mendes, abordando o tema “Princípios da Agricultura Sintrópica, seguido por Marcelo Sambiase que falará sobre produção de tomate orgânico. Das 13h30 às 16h30 haverá o espaço empresarial apresentando produtos para agricultura orgânica comercializados pelos patrocinadores do evento. Às 19 horas, Sebastião Wilson Tivelli, da APTA Regional fala sobre como controlar pragas e doenças no cultivo orgânico”.
No dia 28 de julho, o evento começa às 8h15, com palestra sobre produção de leite orgânico por André Luiz Monteiro Novo, da Embrapa. Às 10 horas produção de frangos e ovos orgânicos será o tema da palestra a ser proferida por Leikka Iwamura, da Korin Agropecuária Ltda. 
No período da tarde, Reginaldo Teodoro de Souza, da Embrapa, falará sobre cultivares de uvas com potencial para produção orgânica. Logo após, a presidente da Associação das Colônias de Castro (PR), Rita de Cássia Goltz, fala sobre a organização e comercialização de produtos orgânicos. Às 15 horas, acontece uma mesa redonda abordando o tema experiências de produtores na comercialização de produtos orgânicos tendo como mediador Sebastião Wilson Tivelli, da Apta Regional.

ORGANIZAÇÃO
Para a organização do seminário o Codeter conta com entidades públicas como Associação dos Engenheiros da Região de Jales, CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CODENOP – Consórcio de Desenvolvimento do Noroeste Paulista, Diocese de Jales, Embrapa Uva e Vinho – Estação de Viticultura Tropical, ETEC Jales Dr. José Luiz Viana Coutinho, Fatec Jales Professor José Camargo, IAC – Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Seringueira e Sistemas Agroflorestais, IBS – Instituto Biossistêmico, ITESP – Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva”, Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – Nedet, composto por representantes da Unesp de Ilha Solteira, Rede de Agroecologia do Interior de São Paulo, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Jales, Sebrae-SP – Regional de Votuporanga, Universidade Aberta do Brasil – Polo Regional de Jales e UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
O evento é de graça e as vagas são limitadas. Para se inscrever ou conferir a programação, basta acessar o site www.organicosnoroestepaulista.