jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

SEMANA DO IDOSO

Em 2050, mundo terá 2 bilhões de idosos, afirma coordenadora diocesana
01 de outubro de 2017
Evanir:”O Estatuto do Idoso estabelece que os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”
*por Deonel Rosa Junior

“Ser idoso não é apenas ter completado 60 anos, mas sim é estar num momento de experiência e sabedoria adquiridas em nosso trajeto existencial”, afirmou a professora Evanir de Paula Bernardes, coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, a propósito da Semana do Idoso que transcorreu nos últimos sete dias.  
Segundo ela, “é preciso lembrar a sociedade de que ela deve ser construída para todas as idades e que as pessoas idosas tenham seus direitos garantidos e respeitados não somente pela sociedade, mas também pela família e poder público em reconhecimento a uma vida inteira de trabalho e dedicação”
Em sua fala, ela citou o Santo João Paulo II: “que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”.

CRESCIMENTO
Nesta entrevista, a coordenadora diocesana esgrimiu números sobre o crescimento do número de idosos no Brasil e no mundo. A cada segundo duas pessoas celebram seu 60º aniversário.
Segundo a ONU, em 1950 havia 205 milhões de idosos. Em 2012, já eram 810 milhões. “Projeções apontam que, em 2050, o mundo terá mais de 2 bilhões de idosos e 80% deles estarão nos países em desenvolvimento como o Brasil”, completou.