jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Saúde orienta sobre cuidados na compra de brinquedos para o Natal

Natal é tempo de presente e, para criança, presente quase sempre é sinônimo de brinquedos.
18 de dezembro de 2011

 

Natal é tempo de presente e, para criança, presente quase sempre é sinônimo de brinquedos. Mas, na busca pelo melhor presente, é preciso ficar atento a algumas dicas na hora da compra.
Brinquedos considerados inadequados ou inapropriados para a idade das crianças podem trazer sérios riscos à saúde. Por isso a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo preparou algumas recomendações para que se possa comprar brinquedos de forma adequada para cada idade.
“O produto precisa, antes de mais nada, respeitar regras básicas de segurança. Realizar o sonho de uma criança não deve, nunca, colocar sua saúde em risco”, alerta o pediatra Sérgio Sarrubo, diretor do hospital estadual Darcy Vargas, unidade da Secretaria na capital paulista especializada em assistência médica pediátrica.
Nas lojas de brinquedos, ou mesmo nas compras pela internet, é importante estar atento às seguintes dicas:
Brinquedos com ruídos excessivos podem causar danos à audição; Evite brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos; as crianças tendem a engoli-los; Atenção aos brinquedos que possuem partes cortantes ou pontiagudas, que podem ocasionar ferimentos; Em hipótese alguma adquira brinquedos compostos por substâncias tóxicas ou de fácil combustão; Brinquedos têm, sim, prazo de validade. Verifique o prazo de validade e as condições de garantia do brinquedo; Atenção especial a brinquedos que possam levar a sufocamento, como cordas, balões ou peças muito pequenas; Adquira o brinquedo de acordo com a faixa etária ou idade do seu filho. Por lei, os fabricantes devem transmitir essa informação no rótulo; Verifique se a embalagem do brinquedo possui informações sobre o fabricante (nome, CGC, endereço); Evite brinquedos que possam ocasionar choque elétrico; Os brinquedos devem conter selo de segurança fornecido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
 
 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo