jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

SÃO SILVESTRE: Cada vez mais os malhadores preferem correr

por Luiz Ramires
06 de janeiro de 2019
A equipe da New Corpus: em primeiro plano Edson Kazuiti, Vilma Martins, Otaviano Aguiar, Sirlei Zambom de Oliveira, Célia Almeida e Rafaela de Oliveira. Atrás, Elisandra Rodrigues, Junior Rodrigues e Salvador Silva de Oliveira
A participação de Otaviano Brito Aguiar e Célia Maria de Almeida comandando a equipe da Academia New Corpus, na corrida de São Silvestre, maior maratona do país, marcando a virada do ano, em São Paulo é mais uma demonstração do interesse cada vez maior dos praticantes de exercícios de todo o país em correr. 
Na reportagem publicada no Jornal de Jales do dia 23 de dezembro, Otaviano e Célia confirmam essa tendência, quando destacam a participação do grupo em competições como a própria São Silvestre, todos os anos, a Meia Maratona no Rio de Janeiro, Meia Maratona de Ribeirão Preto, Volta da Pampulha, Corrida de Santos, além de outras na região, como as corridas da TV Tem e da Matilat, em Catanduva.

CRESCIMENTO
Dados da Federação Paulista de Atletismo, cobrindo o período de 2011 a 2016 mostram que o número de participantes nessas corridas praticamente dobrou, o mesmo acontecendo com o número de competições. Foram 484.057 corredores registrados em 2011, sendo que em 2016 chegaram a 820.000. Em 2011 eram 298 provas oficiais que em 2016 passaram para 469.
Outro levantamento que mostra essa tendência de crescimento do número de corredores nas disputas oficiais em todo o país é a que aponta para um grande número de atletas com patrocínio, chegando a praticamente um terço do total. Outro grupo, também de cerca de um terço do total são os que correm com algum tipo de apoio ou permutas. Ao mesmo tempo, também cresce o número dos participantes que vão por conta própria.
Quando vemos essas corridas podemos notar claramente que cresce o número de participantes a cada ano, onde os corredores, de forma oficial ou se inscrevendo por conta própria gostam de demonstrar sua disposição em provas de resistência física, para as quais se preparam o ano todo.