segunda 06 julho 2020
Cotidiano

São Paulo + Tecnologia = Jales + Futurecom

IOT, AI, blockchain, big data, inovações disruptivas, rede 5G, indústria 4.0... O futuro no presente para conectar, solucionar, agregar, otimizar e inovar ‘todas as cadeias de todos os setores de todos os lugares’. Tudo.  Essa transformação pode, a priori, assustar, mas é inegável que a tecnologia, convergida e adaptada às necessidades, é aliada. Antes de ser “comodidade” e lifestyle, a tecnologia faz pensar. E muito. De 15 a 18 de outubro, em SP, aconteceu o FUTURECOM, maior e mais importante evento de Transformação Digital. Numa síntese, é a única plataforma B2B na América Latina que atende toda a necessidade em tecnologia e telecomunicações do ecossistema da indústria. Em sua 20ª edição, reuniu quase 30 mil pessoas que puderam viver experiências ao lado das 300 marcas expositores (nacionais e internacionais), assistir a mais de 100 palestras e 26 painéis e se conectar com os principais players de tecnologia do mundo. 
Várias vertentes foram contempladas, como Indústria, Saúde, Smart Building, Logística, Arquitetura e Design, Educação, Agronegócio e Mobilidade. Dentre tantos assuntos discutidos e tanta novidade apresentada, destaque para a robô humanoide Anny, criada para interagir com humanos a partir de funções de secretariado, recepcionista e acompanhante de idosos e de pessoas com necessidades especiais. Ela simula habilidades e conversas humanas e depois de passar por vários países, foi apresentada pela 1ª vez no Brasil durante o FUTURECOM. Hiper-realista com inteligência artificial (AI) enriqueceu ainda mais os debates sobre o disruptivo dos meios e avanços da tecnologia. 
Aproveitando o adjetivo ‘disruptivo’ (num uso mais contemporâneo) e conjugando o verbo ‘inovar’, contextualizo: jornalista e assessora de imprensa há 17 anos, estive no marketing do evento, como RP de uma área exclusiva chamada 4CORP, destinada a c-levels e executivos. Recebi a visita do jalesense (e meu irmão) João Henrique Caparroz, que foi conferir as novidades tecnológicas do Agronegócio, sua nova área de atuação e uma das vertentes em ascensão da feira. João também foi o porta-voz das novidades para os ouvintes da rádio CBN Grandes Lagos, ao participar ao vivo do pavilhão do São Paulo Expo de sua coluna semanal sobre Agro. A tecnologia a favor da tecnologia.
Quem poderia prever o futuro, não é mesmo? Em um espaço onde as maiores soluções da tecnologia mundial estavam sendo apresentadas, onde brainstormings inovadores se fizeram e networkings e negócios se concretizaram, dois corações jalesenses viviam o presente, agradecendo ao futuro com orgulho (sempre) do passado. Se parar para pensar, toda essa inovação e as milhares de pessoas, deslocadas de vários lugares do mundo, podem (ou não, sei lá) assustar. Mas nós, nós simplesmente agradecemos. E muito. Viva o futuro!

Ana Caparroz (jalesense e jornalista)
Desenvolvido por Enzo Nagata