contato@jornaldejales.com.br
17 3632-1330

Santa Fé do Sul agora - Governo Santa Fé do Sul Edita Decreto Municipal que impõe medidas para evitar o coronavírus

Por Ilson Colombo/ Informa Mais
16 de março de 2020
Crédito: Informa Mais
O Decreto 4.664/2020 assinado pelo prefeito Ademir Maschio de acordo com o que foi estabelecido após reunião com diversas secretarias e órgãos de saúde do município para prevenir contra a proliferação do COVID 19 - o novo coronavírus.
O Prefeito Ademir pediu que não haja pânico e que a população evite aglomerações e adote as medidas de higienização como lavar as mãos e usar álcool gel.
De acordo com o Decreto todas secretarias municipais terão prerrogativas para adotar medidas preventivas em cada pasta, desde que tenha o aval da Secretaria da Saúde.
Estão suspensas as aulas na rede municipal por tempo indeterminado a partir de 23 de março.
Suspensão das atividades nos Centro de Convivência, Centro do Idoso, Projeto Renascer, Centro Dia Maturidade, Campos de Bocha , Parque Mário Covas, Aquário Municípal, Museus, CIC Cinema, Biblioteca, Escolinhas de Esportes, Cidade da Criança, Unati - Universidade da Terceira Idade.
Está suspenso a emissão de alvará de autorização de eventos de entretenimento em espaços públicos e particulares.
Estão suspensas as autorização de dispensa por férias dos trabalhadores da Secretaria de Saúde.
Os servidores municipais acima de 60 anos deverão exercer suas funções em casa. Exceto os lotados na Saúde e Segurança (GCM).
Os servidores que atuam nos equipamentos de lazer que serão fechados neste período serão remanejados para a Secretaria de Saúde durante a vigência do Decreto.
Fica estabelecido a realização de Triagem nos locais onde abrigam idosos para acompanhamento desse grupo de risco para monitoramento da COVID 19.
Haverá deferimento de licença saúde (médica) para servidores públicos que eventualmente forem acometidos pela COVID 19.
No âmbito do setor privado no município de acordo com o Decreto, fica recomendado adoção de medidas previstas neste decreto como a suspensão das aulas.
O Decreto também recomenda a Suspensão de eventos com aglomeração de pessoas.
Recomenda a Suspensão da realização de missas e cultos religiosos.
Suspensão de eventos promocionais no comércio como liqüidações diversas.
Recomenda a Suspensão de funcionamento na Casa do Artesão, localizada na Praça Salles Filho.
Adoção de medidas preventivas em bares, restaurantes, casas lotéricas e Bancos .
Redução de visita a Lares de Idosos, Casa de Recuperação e Cadeia Pública, com exceção de profissionais ou estudantes da área de saúde.
O Decreto também recomenda que haja a Suspensão de trabalhos voluntários em Casas de Recuperação de Dependentes químicos e Cadeia Pública e Lares dos Idosos.
A Secretária de Saúde Rosana Vassouler informou que no terminal Rodoviário serão feitas triagem durante embarque e desembarque, e se for detectado algum caso suspeito serão tomadas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde. O interior dos veículos também serão vistoriados.
Creches Municipais
A partir do dia 23 de março as Crianças matriculadas nas creches do município deverão ficar em casa, cumprindo o Decreto que está sendo publicado nesta segunda-feira (16).