jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Santa Casa prepara projeto para “mães de primeira viagem”

por Luiz Ramires
14 de abril de 2019
Esta é a equipe envolvida no projeto de humanização que tem como foco as gestantes de Jales e dos demais municípios referenciados
A Santa Casa de Jales realizou na quarta-feira, 10 de abril, a primeira reunião para implantar mais um projeto de humanização, este denominado “Visita das gestantes à maternidade” na presença da articuladora de humanização Ana Virginia e da articuladora da saúde da mulher Bruna Crema. 
Segundo a assessoria de comunicação do hospital, o intuito do projeto é aprimorar o acolhimento às gestantes de Jales e dos 15 municípios referenciados, contribuindo assim para a desmitificação dos partos e do aleitamento materno, havendo orientações especificas sobre o banco de leite.
O conhecimento prévio da estrutura da instituição e da equipe do materno infantil, de acordo com a equipe, estimulará a vinculação da gestante à maternidade.
O projeto tem o apoio do chefe da Ginecologia e Obstetrícia, médico Vicente Christiano Neto e da enfermeira Ana Paula, que é responsável pelo setor maternidade da Santa Casa. 
Antes da reunião começar a equipe realizou uma visita às dependências da maternidade do hospital ocasião em que as articuladoras explicaram como isso acontece em outras instituições. “Com isso o projeto vai criando um formato e a instituição conseguirá colocar em prática o que está sendo planejado desde a visita ao hospital Padre Albino de Catanduva”, explicou a presidente do Centro Integrado de Humanização – CIH e ouvidora da Santa Casa de Jales, Bruna Azevedo.

SEGURANÇA
“Nosso objetivo é tirar as dúvidas das gestantes no que for necessário, passar segurança principalmente aquelas que vão ser mães pela primeira vez. O grupo de humanização identificou essa necessidade e estamos buscando informações de outras instituições que já realizam esse trabalho há algum tempo, para que isso seja feito nós vamos agendar a visita, vez por mês, com o público alvo, sendo gestantes, acompanhantes e toda a equipe multiprofissional, atendendo baixa e média complexidade, para passar as informações e orientações. Nossa maior preocupação é o bem-estar de nossas gestantes” destacou o administrador hospitalar, Rafael Carnaz. 
Após a conclusão da reunião ficou definido que a implantação do projeto deverá ser comunicada a todos os profissionais que prestam serviços na chamada atenção básica dos municípios da região – os “postinhos” como são chamados popularmente.
A coordenação deste projeto de humanização esclareceu que as visitas das gestantes interessadas à Santa Casa deverão previamente agendadas.