jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

SAMU orienta a população sobre atendimento de urgência

Esse trabalho inclui atividades de educação em prevenção de acidentes e primeiros socorros à comunidade, escolas, empresas e unidades básicas de saúde.
23 de setembro de 2018
Palestra na EMEI Professor Antônio Di Bernardo Perez sobre primeiros socorros em crianças
OO Núcleo de Educação Permanente em Urgências do SAMU de Jales vem desenvolvendo uma série de atividades voltadas para o fornecimento de informações sobre as mais diversas finalidades de atendimentos de urgência.
São atividades de educação continuada para os profissionais que atuam nos serviços de urgências (UPA 24h e SAMU) que atendem os 17 municípios de abrangência do CONSIRJ (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales).
Esse trabalho inclui atividades de educação em prevenção de acidentes e primeiros socorros à comunidade, escolas, empresas e unidades básicas de saúde e participação em simulados em escolas e cursos técnicos, como informou a coordenadora do núcleo, enfermeira Polyana Tavares de Souza Tobal.

TEMAS
Nos dias 15 e 16 de agosto, algumas atividades foram voltadas para urgências obstétricas no atendimento pré-hospitalar, com a enfermeira Crislaine Nascimento de Assis Paes. No dia 29 de agosto as enfermeiras Polyana e Crislaine participaram da Semana Acadêmica de Enfermagem da Unijales, onde abordaram o tema Suporte Básico de Vida em Parada Cardiorrespiratória.
Nos dias 17 e 18 de setembro os temas foram Urgências Psiquiátricas e Suicídio, com a enfermeira responsável técnica do CAPS de Jales e  intervencionista do SAMU Jamila de Lima Gomes e Gerenciamento de Enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar Móvel, com as enfermeiras Adriana Manzato Volpe e Alvina Carvalho da Silva. 
Ainda no dia 18 de setembro, as enfermeiras do NEPU Polyana e Crislaine ministraram palestra para educadores da Emei Professor Antônio Di Bernardo Perez com o tema Primeiros Socorros, visando capacitar cuidadores para prestar o atendimento correto às crianças com idade até cinco anos que frequentam aquela escola.