Saúde

SAMU orienta a população sobre atendimento de urgência

OO Núcleo de Educação Permanente em Urgências do SAMU de Jales vem desenvolvendo uma série de atividades voltadas para o fornecimento de informações sobre as mais diversas finalidades de atendimentos de urgência.
São atividades de educação continuada para os profissionais que atuam nos serviços de urgências (UPA 24h e SAMU) que atendem os 17 municípios de abrangência do CONSIRJ (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales).
Esse trabalho inclui atividades de educação em prevenção de acidentes e primeiros socorros à comunidade, escolas, empresas e unidades básicas de saúde e participação em simulados em escolas e cursos técnicos, como informou a coordenadora do núcleo, enfermeira Polyana Tavares de Souza Tobal.

TEMAS
Nos dias 15 e 16 de agosto, algumas atividades foram voltadas para urgências obstétricas no atendimento pré-hospitalar, com a enfermeira Crislaine Nascimento de Assis Paes. No dia 29 de agosto as enfermeiras Polyana e Crislaine participaram da Semana Acadêmica de Enfermagem da Unijales, onde abordaram o tema Suporte Básico de Vida em Parada Cardiorrespiratória.
Nos dias 17 e 18 de setembro os temas foram Urgências Psiquiátricas e Suicídio, com a enfermeira responsável técnica do CAPS de Jales e  intervencionista do SAMU Jamila de Lima Gomes e Gerenciamento de Enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar Móvel, com as enfermeiras Adriana Manzato Volpe e Alvina Carvalho da Silva. 
Ainda no dia 18 de setembro, as enfermeiras do NEPU Polyana e Crislaine ministraram palestra para educadores da Emei Professor Antônio Di Bernardo Perez com o tema Primeiros Socorros, visando capacitar cuidadores para prestar o atendimento correto às crianças com idade até cinco anos que frequentam aquela escola.

Desenvolvido por Enzo Nagata