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Rotatórias

Matando a cobra e mostrando o cobra (rotatórias)
01 de abril de 2014

Escrevi um ou dois dias atrás que as rotatórias em Jales estão completamente erradas. Qualquer mudança no trânsito precisa ser feita com um único objetivo: "A PRESERVAÇÃO DA VIDA E DA SEGURANÇA DE TODOS NO TRÂNSITO". Qualquer outra mudança com intenção de arrecadação ou eleitoreira é condenável e punida com o rigor da Lei. É preciso que se entenda que o Código Brasileiro de Trânsito foi elaborado sobre normas internacionais de trânsito. Assim sendo quem dirige aqui no Brasil poderá com facilidade transitar nos Estados Unidos sem nenhuma dificuldade sem mesmo saber ler inglês. A sinalização ou placas são exatamente da mesma cor, tamanho e regras.
O que muda de um país para outro são os "COSTUMES" no trânsito que podem ser incorporados em legislações específicas de cada cidade. Leia agora algumas orientações e regras do CTB para rotatórias: Uma segunda questão a ser discutida, ainda no assunto “rotatória”, é a sua correta sinalização. O Departamento de Estradas de Rodagem (DRE) (2000), explica o correto funcionamento da sinalização das rotatórias:
A obrigatoriedade de dar a preferência deve ser disciplinada nas entradas pela placa “Dar a Preferência”. Para o direcionamento do tráfego sobre a pista da rotatória deve ser instalado em frente de cada entrada, sobre a ilha da rotatória, a placa de “Sentido Obrigatório para a Direita”.
DIMENSÕES DE UMA ROTATÓRIA URBANA
O desenho mostra como deve ser uma rotatória, suas dimensões quanto ao raio, diâmetro etc. Notem que a quantidade de pistas que dão acesso à rotatória devem ser as mesmas. No caso da avenida João Amadeu sentido a Rodovia SP-320, a Avenida chega na rotatória com três pistas praticamente, e justamente dentro da rotatória sofre um "estrangulamento" reduzindo drasticamente para "uma pista" contrariando completamente as normas e o C.T.B.
Vamos um pouco além, para a confirmação do que dizem as regras e normas eis a tabela de diâmetro e raio de uma rotatória "URBANA". Como observamos na tabela a Avenida João Amadeu está especificada e regulamentada pela velocidade de 50km/hora, percebam na tabela que a recomendação é de no mínimo "duas faixas" de rolamento, diâmetro mínimo de 55 metros, isso implica dizer que as passagens de vias nas rotatórias devem ter no mínimo 27,5 metros de raio. Diante de tudo isso apresentado aqui fica a grande pergunta, os entendidos do Conselho e os executores das obras, sabem mesmo o que estão fazendo?


 Betto Mariano
(estudante de direito)