jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

ROTARY CLUBE DE JALES BRANDES LAGOS

Fundação Rotária aprova projeto de aquisição de arco cirúrgico para Hospital de Câncer, agora Hospital de Amor
14 de janeiro de 2018
A rotariana Suely Zambom, idealizadora do projeto de aquisição de equipamento que vai melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes
gora é oficial. A Fundação Rotária, órgão máximo do Rotary Internacional, aprovou o projeto idealizado pelo Rotary Clube de Jales Grandes Lagos para aquisição de um importante instrumento de trabalho para os médicos do Hospital de Cãncer, o chamado arco cirúrgico 
Comunicação neste sentido foi feito pela norte-american Susan Doxtator, dirigente da fundação, a Suely Zambon, responsável pela Comissão de Assuntos Humanitários do Rotary Grandes Lagos, e idealizadora do projeto desenvolvido em parceria com a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer. 
O valor total do investimento será de 185 mil dólares e, além da AVCC, o Rotary Grandes Lagos contou com a desão de 13 clubes do Distrito 4480, que abrange a região, de rotarianos de outros distritos do Brasil e do exterior.
Conforme já informou o Jornal de Jales, envolveram-se na campanha do Grandes  Lagos rotarianos de Estrela d’Oeste, Jales, General Salgado, Ouroeste, Santa Fé do Sul, Votuporanga (três clubes), Auriflama, São José do Rio Preto, Fernandópolis (três clubes), Ilha Solteira e Iturama-MG.
Além das colaborações do Distrito 4480, que abrange os clubes da região, deram sua parcela de contribuição clubes de dentro e fora do país como: 4470 (Santos), 4430 (Mato Grosso do Sul), 5330 (Estados Unidos), 1960 (Portugal) , 4195 (/Argentina), 4905 (México)  e 3482 (Taiwan).

Para que um aparelho de arco cirúrgico é utilizado?

*Escrito por Benjamin Aries | Traduzido por Deivid Assis

Muitos avanços tecnológicos na medicina ajudaram a tornar os procedimentos menos invasivos e mais confortáveis para os pacientes. O aparelho de raio-X em arco cirúrgico, que foi introduzido pelo C-Armsby da Philips, em 1955, é um exemplo desse avanço e permite que médicos e pacientes vejam os resultados em menor tempo.

Design
“Arco cirúrgico” é o nome dado a máquinas de raio-X especializadas, devido ao seu formato arqueado, semicircular. Esse equipamento usa raios-X para formar imagens, mas é projetado para trabalhar com menores valores de exposição.

Vantagens
Os aparelhos de raios-X em arco cirúrgico utilizam intensificadores que ampliam suas leituras. Isso permite que quantidades menores de raios-X sejam utilizadas e resulta em menor exposição à radiação para o paciente e para os profissionais.

Aplicações
Essas máquinas são geralmente menores do que as unidades tradicionais e podem ser usadas em espaços mais reduzidos. Essa vantagem de tamanho também permite aplicações como em salas móveis de rastreamento médico.

Capacidades
Esse equipamento pode assumir diferentes configurações, dependendo de sua aplicação. Isso significa que a exposição de raios-X pode ser ajustada e resulta em níveis de radiação mais baixos.

Conforto
Por ser pequenas e ajustáveis, as unidades de arco cirúrgico oferecem maior conforto ao paciente em relação aos modelos tradicionais. Sua capacidade de invasão mínima também permite o diagnóstico e tratamento dos doentes mais precocemente.