jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

“Roda de Jornal”, um recurso didático para formar bons leitores e cidadãos mais participativos na sociedade

por ane Maiolo
08 de abril de 2018
Alunos durante a “Roda de Jornal”
Tendo em vista as exigências de desenvolvimento intelecto moral dos alunos diante de um mundo diverso e plural a Escola Municipal Profª Eljácia Moreira, no município de Jales, vem se engajando na luta para desenvolver o senso crítico, consciente e participativo de sua comunidade escolar.
Segundo as expectativas de aprendizagem em vigência é preciso oferecer aos alunos recursos e conhecimentos que possam despertar seu senso crítico e participativo, além de argumentar em base, dados e informações confiáveis, para formular, e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência sócioambiental e o consumo em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros, da comunidade e do planeta. 
Nessa diretriz o grupo de gestores e professores elaborou há tempos um projeto pedagógico intitulado: Roda de Jornal com o objetivo específico de ampliar o repertório de análise e reflexão dos seus alunos.
Na roda de jornal promovida semanalmente na escola é possível perceber a participação e envolvimento dos alunos com questão sociais e culturais que vão além do senso comum.
Assuntos pertinentes à questão do meio ambiente, vide matérias: Início de ano chuvoso em Jales, A privatização da água: água para os que podem pagar, Água parada preocupa moradores do Jardim Municipal, Escola desenvolve sistema de captação de água de chuva, Vizinhos reclamam de mato alto em quintal no centro da cidade, promovendo uma discussão entre cidadania e ética, foram temas de debates e discussões. 
Veículos da impressa escrita como o Jornal de Jales, Estadão, Folha de São Paulo, Folha Regional, A Tribuna, Revista CHC, Revista Recreio dentre outras têm sido utilizado no ambiente escolar para ampliar as discussões e o desenvolvimento intelecto - moral dos alunos.
A Roda de Jornal acontece na E.M. Profª. Eljácia Moreira, da Educação Infantil  Pré I, até o 5º ano do Ensino Fundamental.
Destaca-se a primeira matéria trabalhada pela Escola que foi veiculada no dia 11 de fevereiro cujo título: “Gabriela explica como conseguiu ser aprovada em oito faculdades de medicina”.  O assunto ventilou nas rodas com o objetivo de despertar o interesse e a motivação dos alunos para o estudo contínuo e sistematizado.
A equipe de gestores e professores agradece a impressa escrita local e regional pela contribuição legítima que tais órgãos vêm oferecendo às nossas instituições educacionais, sendo o Jornal de Jales grande parceiro da Educação.
Portanto há sempre que lembrar do Professor Paulo Freire: “Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Jane Maiolo
 (é professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Brasil Espírita- Jornal O Rebate /Macaé /RJ – Jornal Folha da Região de Araçatuba/SP –Blog do Bruno Tavares –Recife/PE - colaboradora do site www.kardecriopreto.com.br- Revista Verdade e Luz de Portugal, Revista Tribuna Espírita de João Pessoa,  Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita. Janemaiolo@bol.com.br)