jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Retrospectiva 2017

por Prof. Esp. Jorge Luís Gregório
27 de dezembro de 2017
Prof. Esp. Jorge Luís Gregório

Caro leitor, este ano que termina foi surpreendente nos mais diversos aspectos, principalmente quando o assunto é tecnologia. Então, nesta última edição da coluna Fatecnologia de 2017, destacarei os principais assuntos abordados aqui. Antes de iniciar, quero agradecer, em nome da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo- Fatec Jales, a todos os leitores que nos acompanharam. Foi muito motivador receber o feedback de vocês, seja pessoalmente ou por meio das mídias sociais. Também agradeço ao grande jornalista Deonel Rosa Júnior e a toda a equipe do Jornal de Jales por mais um ano de parceria. Muito obrigado! Em 2018 certamente teremos mais Fatecnologia. Vamos à retrospectiva.

Inteligência Artificial (IA): em 2017, houve um grande crescimento e aperfeiçoamento de diversas tecnologias relacionadas à IA. Quando se fala no assunto, a maioria das pessoas imagina apenas robôs e outras máquinas inteligentes atuando no campo da automação industrial. Entretanto, um software também pode ser inteligente, sendo capaz de processar grandes quantidades de dados, aprender com eles e, finalmente, gerar informações estratégicas que poderão impactar positivamente o negócio e a experiência do usuário. Há quem diga que, sob certas circunstâncias, a IA é capaz de prever o futuro, como é o caso da operação “Serenata de Amor”, uma iniciativa popular que usa IA para combater a corrupção analisando dados de despesas dos deputados. Em nosso cotidiano, já usamos serviços e aplicativos que usam IA para os mais diversos fins, tais como o Facebook, Youtube, Spotify, entre outros. Em 2017, a IA deu mais um grande salto rumo à ubiquidade, o que preocupa muitos especialistas, visto que, em médio e longo prazos, a IA certamente irá extinguir várias profissões, principalmente relacionadas ao setor de serviços. É um caminho sem volta e precisamos nos preparar para os dilemas que vêm por aí.

Internet das Coisas: um outro tema que também chamou a atenção foi a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Trata-se de conectar tudo à internet, tudo mesmo! Por meio de sensores e outros dispositivos de transmissão de dados, qualquer coisa, seja um travesseiro que monitora a qualidade do sono ou uma roupa inteligente capaz de monitorar a saúde, tudo pode ser conectado à internet. Tais dispositivos inteligentes interconectados são capazes de trocar informações, aprender com elas e automatizar tarefas visando ao melhor desempenho. Um dos destaques foi a “Internet dos Tomates”, projeto desenvolvido com IoT nos EUA para automação inteligente de uma plantação de tomates. Também tivemos a criação de um dispositivo que possibilita um “beijo a distância” por meio de sensores de alta sensibilidade conectados ao smartphone. Um outro mercado que cresceu bastante foi o das fechaduras digitais, que são dispositivos capazes de trazer mais segurança e praticidade ao lar, principalmente para quem mora em apartamentos. A IoT cresceu muito em 2017 e certamente crescerá ainda mais em 2018.

Boatos e golpes cibernéticos: o ano de 2017 foi recheado de notícias sobre vítimas de boatos espalhados via mídia social e, principalmente, via aplicativo WhatsApp. Um boato ou uma falsa notícia pode, além de prejudicar a imagem da empresa ou pessoa associada a ela, transportar falsos links e induzir os usuários a baixar aplicativos maliciosos em seus computadores e smartphones, expondo informações importantes e facilitando outros golpes como o roubo de identidade e o phishing. Um outro problema relacionado à segurança das informações muito discutido em 2017foi o ataque do tipo ransomware ou sequestro de dados. Tivemos inclusive um lamentável episódio envolvendo o Hospital de Câncer de Jales, em que um poderoso ransomware tornou inacessível a maioria dos computadores da unidade.

Enfim, 2017 foi recheado de novidades tecnológicas. Algumas surpreendentes, positiva e negativamente, outras nem tanto. Certamente 2018 será ainda mais tecnológico. Feliz 2018 a você, caro leitor! Esperamos contar com seu apoio neste novo ano tecnológico que se inicia! Abraços de toda a equipe Fatecnologia!

 Prof. Esp. Jorge Luís Gregório

Docente Fatec Jales “Prof. José Camargo”

fatecnologia@fatecjales.edu.br