jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Reforma trabalhista foi tema de palestra no Sincomércio

por Luiz Ramires
11 de março de 2018
O presidente do Sincomércio, Alexandre Rensi fez a apresentação do palestrante
A reforma trabalhista foi o tema do primeiro evento promovido no novo prédio do Sindicato do Comércio Varejista de Jales, inaugurado no dia 4 de janeiro. O presidente da entidade, Alexandre Rensi destacou a importância de eventos como esse para esclarecimento dos empresários sobre seus direitos e deveres e sobre temas voltados para o desenvolvimento das empresas.
Nesse sentido, como afirmou, a parceria com o Sebrae é muito importante para que essas atividades possam contar com a experiência e o trabalho de uma instituição voltada para os pequenos empresários, inclusive com palestras como a ministrada nesse primeiro evento, no dia 7 de março, quarta-feira, tendo como palestrante Marcos Massatoshi Takaoka, advogado e consultor de negócios do Sebrae SP com foco jurídico.
O palestrante explicou ao Jornal de Jales que o tema é muito abrangente, pois a reforma envolve 106 artigos da CLT que foram alterados. Assim, na palestra ele procura abordar alguns pontos que considera mais importantes e as suas consequências sobre as relações no trabalho, buscando a segurança jurídica cada vez mais necessária nessas relações.
Com a reforma, os acordos passam a ser mais importantes, como afirmou o advogado, destacando que a partir de agora as partes podem se entender de forma individual ou mediante acordo coletivo com as categorias, onde os sindicatos passam a ter papel fundamental.
Na sua palestra o advogado aborda questões como o banco de horas, o home office, a terceirização, o trabalho do autônomo e outros temas que passam a envolver as relações entre patrões e empregados, a partir de agora.