jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Recordista em graduações, elogia Curso de Formação de Psicanalistas

O que poucos sabem é que Ismael Tonholi é também um colecionador de diplomas.
30 de setembro de 2018
Ismael: seis diplomas de nível universitário e agora Psicanálise
A cidade inteira conhece Ismael Tonholi, 72 anos. Muitos por seu trabalho no Banco do Brasil, onde se aposentou, mas a grande maioria por sua atuação no movimento cultural da cidade desde os anos 70, não somente como artista plástico, mas também (e principalmente) como intérprete e músico, tendo participado de festivais, concertos e outras manifestações artísticas.
O que poucos sabem é que Ismael é também um colecionador de diplomas. Ao todo, seis —Desenho e Artes Plásticas, Educação Artística, Turismo e Hotelaria, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Direito.
Com fome de saber, agora Ismael frequenta as aulas mensais do Curso de Formação de Psicanalistas que vem sendo ministradas por professores vinculados ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Contemporânea, cujo presidente é o jalesense Roberto Gonçalves que, além de psicanalista, é sociólogo, historiador, escritor e dramaturgo. 
Ismael rasgou elogios ao nível do curso do IBPC e à seriedade da diretora administra Marli Loren. O Jornal de Jales foi ouvi-lo sobre o curso.

J. J. - Porque você resolveu fazer o curso de Psicanálise?
Ismael Tonholi -  porque sempre tive afinidade com assuntos relacionados à alma. É esta foi uma oportunidade, porque sempre gostei de estudar com recebimento de certificado no final.

J. J. -  O que pretende com o curso de psicanalise?
Ismael Tonholi - Obter conhecimento aprofundados na área do inconsciente e, se possível, me tornar um profissional nesta área.

J. J. - Para você que já tem formação acadêmica em outras áreas, que lugar ocupa a psicanálise em sua vida?
Ismael Tonholi - Somos o que somos porque viemos de onde viemos. Em uma família, com muitos filhos, que tiveram o mesmo pai e a mesma mãe, cada qual apresenta suas características emocionais e psicológicas próprias e diferentes um dos outros, porque cada qual experimentou desde o útero materno situações diferentes. São essas situações diferentes que vão formar no indivíduo e base psico-emocional que vai fazê-lo único em relação aos demais.