Arquibancada

Recomeço recheado de emoções

O momento está longe de ser o ideal, o número de mortes causadas pela pandemia aumenta a cada dia, porém o Campeonato Paulista está de volta, recheado de emoções. Na primeira rodada do recomeço, a penúltima da fase de grupos, foi possível ver bons jogos e, como esperado, as equipes estão distantes da melhor forma física.

No confronto mais esperado, o Corinthians não teve grande atuação, mas derrotou o Palmeiras por 1 a 0 e ressurgiu na competição. Destaque da partida, Cássio fez milagres e foi fundamental para o triunfo alvinegro. Lutando diretamente com o Timão pela classificação, o Guarani foi derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo-SP, e a equipe de Tiago Nunes chega à última rodada dois pontos atrás do rival, sonhando com a classificação para as quartas de final.

Em momento de recomeço após a saída do ídolo Dudu, o Verdão até ameaçou o rival no segundo tempo, mas passou longe de ter boa atuação. Sem o camisa 7, Rony foi muito acionado na ponta esquerda e acabou anulado por Fagner. Ainda sem ritmo de jogo, Weverton falhou no gol de Gil e foi mais um destaque negativo da equipe. Mesmo com a derrota, o Verdão garantiu classificação.

Garantido na próxima fase, o São Paulo teve retorno ruim e foi derrotado por 3 a 2 pelo Red Bull Bragantino. Sem Antony, negociado com o Ajax, o Tricolor foi um time lento e encontrou dificuldades para romper a boa defesa adversária. Na zaga, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo tiveram problemas para sair jogando e os erros de passe foram constantes no meio-campo. Apesar disso, Daniel Alves teve boa atuação, e Pablo foi o destaque do time com dois gols.

Em meio a gravíssima crise financeira que enfrenta, o Santos acumula problemas, teve Carlos Sánchez expulso e apenas empatou por 1 a 1 com o Santo André. Com as ausências de Everson e Sasha, que alegam salários atrasados e buscam rescisão de contrato na justiça, coube a dupla Vladimir e Kaio Jorge assumir a titularidade. O Alvinegro esteve longe de ter boa atuação, mas Soteldo marcou e garantiu o primeiro lugar do Grupo A à equipe.

Neste domingo, todos os jogos da última rodada da fase de grupos serão realizados às 16h. Em busca da classificação, o Corinthians precisa vencer o Oeste e torcer para o São Paulo derrotar o Guarani. Se o Tricolor empatar, o Timão precisa vencer por dois gols de diferença para chegar às quartas de final.

No Allianz Parque, o Palmeiras enfrenta o Água Santa com o objetivo de garantir o primeiro lugar do Grupo B. Para isso, Verdão precisa da vitória, e o Santo André não pode derrotar o Ituano. Por fim, em Itaquera, o Santos cumpre tabela e enfrenta o Novorizontino.

Eduardo Martins

 (jalesense, aluno do 4° ano de jornalismo da PUC-Campinas) 

Desenvolvido por Enzo Nagata