jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Rádios AM da região já podem operar na frequência FM

por Rafael Honorato
13 de novembro de 2016
Dom Demétrio e Nilton Navarro exibem orgulhosos o documento que autoriza a migração da Rádio Assunção
Representantes de duas emissoras radiofônicas AM de nossa região estiveram na ultima segunda feira, dia 7, no Palácio do Planalto em Brasília, na cerimonia de assinatura das migrações de AM para FM. Mais de 240 rádios de todo o País serão beneficiadas pela migração, formalizada em cerimônia com o presidente Michel Temer e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, no Palácio do Planalto.
O bispo emérito da diocese, Dom Demétrio Valentini e o diretor, Nilton Navarro, representaram a Radio Assunção de Jales. Já Pablo Cardoso, diretor, o prefeito eleito de Estrela D’Oeste, Antônio Escrivão, o vereador Pedro Caluz e Alexandre Cotrim, estiveram presentes pela Rádio Alvorada, daquela cidade. 
A mudança de frequência permite às emissoras chegar com mais qualidade à casa dos espectadores e a sintonia em aparelhos móveis, como celulares e tablets.
Algumas mudanças na estrutura das emissoras são necessárias para que a migração seja efetivada, como a aquisição de novos equipamentos compatíveis com a nova frequência. 
De acordo com o diretor da Rádio Assunção, Nilton Navarro, equipamentos de ultima geração estão sendo adquiridos, e no primeiro trimestre de 2017 os ouvintes de Jales e mais 46 cidades da região poderão ouvir a emissora através da sintonia 89,3 MHz FM. Antes a radio operava na frequência 740 MHz AM. 
Já Pablo Cardoso, da Rádio Alvorada, que operava na 970 MHz AM, disse que no máximo em 40 dias, quando as ultimas obras de adequação terminarem, o público já poderá conferir a Alvorada através da sintonia 95,3 MHz FM. 
A migração das rádios AM para FM foi iniciada por meio de um decreto assinado em 2013, pela ex-presidente Dilma Rousseff. De acordo com o governo federal, 1.386 das 1.781 estações AM existentes no país já aderiram à migração, equivalente a 77% das emissoras que atuam nesta frequência.