jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

QUEM VIVER VERÁ- Não será surpresa para esta coluna se, em 2019, os foliões da região, principalmente os mais jovens, escolherem Jales como destino ...

Fique Sabendo
11 de fevereiro de 2018
Dom Demétrio, bispo emérito, disse que Dom Reginaldo, seu sucessor, está em alta na CNBB
QUEM VIVER VERÁ- Não será surpresa para esta coluna se, em 2019, os foliões da região, principalmente os mais jovens, escolherem Jales como destino  para brincar o carnaval. A coluna apurou que uma empresa de São Paulo, que atua com eventos, estaria examinando a possibilidade de investir na folia em Jales. Não para competir com Votuporanga, que já tem status nacional, mas para criar uma alternativa para a moçada de Jales, da região e dos estados vizinhos.  

CONFETI – A propósito, o prefeito Flávio Prandi Franco (DEM), que  cancelou a Facip do ano passado sob a alegação de  que teria que eleger outras  prioridades como, por exemplo,  recuperação das vias urbanas,cujos buracos já tinham virado motivo de chacota,  vem conversando com assessores , amigos e conhecidos sobre a viabilidade de resgatar as tradicionais rodas de samba que aconteciam fora do eixo dos desfiles das escolas. Claro, sem custo para o erário público. 

TÔ DENTRO- Um de seus interlocutores recentes foi o jalesense Antonio Carlos Mistilides Silva, atual vice-prefeito de Nova Europa, na região de Araraquara. Quando esteve em Jales no final do ano para visitar sua mãe, professora Maria Mistilides, e as irmãs, Carlinhos recebeu um telefonema do prefeito , que tocou no assunto. O conterrâneo disse que, se a idéia vingar, ele topa participar pelo menos um dia. Carlinhos é um exímio percussionista  e toca vários instrumentos, principalmente o surdo.  

CABEÇA DE CHAPA – Como um assunto puxa outro, vale lembrar que Carlinhos do Posto, como é conhecido na cidade onde mora,  além de vice-prefeito, é o presidente do PMDB local. Como tem o partido sob absoluto controle, ele já decidiu: em 2020, será candidato a prefeito. Além da atuação pessoal, ele conta com o entusiasmo de sua esposa Graziela, secretária de Ação Social.

APLAUSOS – Na saída do Santuário da Santíssima Trinade após a missa de quinta-feira, às 6 e 20 da manhã, Dom Demétrio Valentini, bispo emérito de Jales, afirmou a este comentarista que gostou muito da entrevista que o J.J.  fez com Dom Reginaldo Andrietta, seu sucessor, na edição de domingo passado, dia 4 de fevereiro, a propósito de balanço sobre os dois anos de atuação na diocese. O antecessor rasgou elogios ao sucessor: “trata-se de um homem muito preparado”.

ANDAR DE CIMA – Outro comentário de  Dom Demétrio que vale a pena ser reproduzido nesta coluna: Segundo ele,  Dom Reginaldo está muito prestigiado em Brasília, sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.  Boa parte dos  leitores talvez não saiba, mas o atual titular da diocese ocupa um posto estratégico  na CNBB. Ele é o Bispo Referencial para o Mundo do Trabalho  Quando estava na ativa, o bispo emérito também teve grande destaque, coordenando as Pastorais Sociais da CNBB e presidindo a Caritas Brasileira,  um dos braços assistenciais da Igreja Católica no Brasil.

PUXADINHO – O pagamento do IPTU com reavaliação da Planta Genérica de Valores, está virando piada e quem soube captar este clima foi o arguto  advogado Juarez Canato, em texto magistral para o espaço “Perspectivas”, no alto da página anterior. Este comentarista testemunhou involuntariamente um contribuinte na fila da lotérica, inconformado com o aumento de 40% em seu carnê. Aparentemente meio chapado, ele afiou a língua: “este ano o Flá  f... a gente.”. Levou o troco de duas senhoras que também estavam na fila. Uma delas perguntou: “por acaso o senhor aumentou sua casa?”.  O homem balbuciou: “eu só fiz uma varandinha...”. A outra senhora completou: “pois é, eu não construí nada e o meu carnê veio com o aumento certo...”

LITRÃO- Outro que foi alvo de contribuinte gozador: o vereador Vanderley Vieira dos Santos, o Deley (PPS). Consta que, quando o projeto foi aprovado , Deley teria tentado tranquilizar a população em uma entrevista no rádio garantindo que o aumento seria no valor de uma Coca-Cola. Dia desses, o vereador cruzou com um eleitor e ouviu: “Deley, o litrão de Coca-Cola chegou...”, referindo-se ao carnê do IPTU.  

RODA VIVA – O engenheiro agrônomo Manoel de Matos, consultor da IBS, que vem brilhando nos palcos com o monólogo “Somos todos José”, texto de sua autoria, vai iniciar uma turnê, apresentando-se em encontros sobre cultura, tradição e valorização do homem do campo e sua família na Agriculura Orgânica. A 1ª etapa da turnê será dia 15 de fevereiro às 19 e 30, na Estância Garcua, em Jales, para o Grupo de Produtores Orgânicos.
  
EM CAMPANHA - João da Farmácia (PSB), que exerceu quatro mandatos de vereador em Palmeira d’Oeste, visitou a redação deste jornal na última quinta-feira, dia 8 de fevereiro.  No dia anterior, ele foi recebido pelo ex-prefeito de São José do Rio Preto Valdomiro Lopes,  pré-candidato a deputado federal pelo PSB.  João disse que Valdomiro  está muito animado porque , a partir de abril, o governador do Estado será Márcio França, chefão do PSB paulista.