VESTIBULARES

Que venha a segunda fase

Após o turbilhão de provas entre outubro de dezembro, passamos para a fase seguinte. Como ressaltei em artigo anterior, o primeiro recado vai para aquele que não conseguiu êxito esse ano. Infelizmente, o processo de segregação do vestibular impede que a massa pensante do país ingresse na universidade em sua totalidade. 
Para os vestibulandos e vestibulandos que ficaram na primeira fase, o momento merece um pouco de descanso e, em seguida, reflexão. Faça um breve resumo do ano, do tempo de estudo, da estratégia adotada, bem como dos seus potenciais e fragilidades. Todo esse arcabouço de pensamento contribuirá para seu planejamento em 2020. Afinal, lembre-se: você é jovem, tem um caminho brilhante pela frente e é muito mais do que uma prova de primeira fase.
Por outro lado, já neste domingo temos a primeira fase do vestibular da Unesp. Agora, a fase contém 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, dividida em dois dias, com duração de 4 horas e 30 minutos.
No primeiro dia, serão aplicadas 24 questões: 12 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática).
No dia seguinte, os candidatos responderão 12 questões de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e a Redação. Além disso, alguns cursos exigem provas de habilidades específicas, que serão aplicadas entre 8 e 14 de dezembro.
É importante ressaltar que as notas da primeira fase são levadas para o cálculo final para a classificação.
Como pode se observar na estrutura de prova, o vestibular da UNESP privilegia as ciências humanas devido a maior cobrança de língua portuguesa com um único dia, bem como o peso da nota da redação.
Em Geografia, a segunda fase tem um perfil básico, com questões clássicas que cobram conceitos e temas trabalhados no ensino médio. O estudante precisa ficar atento no comando da questão e nos itens solicitantes Muitas vezes é requisitado dois fatores ou duas causas de um determinado fenômeno. Em hipótese alguma o aluno deve extrapolar a quantidade solicitada porque o examinador considera que o aluno está simplesmente chutando em possíveis respostas certas.
Outra dica importante é na escrita. Tenha clareza nas respostas, redação culta e siga as normas da língua portuguesa em todas as mais variadas disciplinas. Seja sucinto e mostre para a banca sua capacidade de responder conceitualmente o que a questão está exigindo.
No mais, desejo uma boa prova acompanhada das boas energias do professor.
Aos cristãos, desejo, desde já, um Natal iluminado com a paz de Cristo.

Prof. Msc. Eduardo Britto
Professor de Geografia graduado pela UNESP
Especialista em Gestão Ambiental pela UFSCAR
Mestre em Ensino de Ciências pela UFMS
Desenvolvido por Enzo Nagata