jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

QUE o país só não está pior porque o agronegócio segurou o tranco e continua sendo o segmento responsável pelos maiores indicadores de crescimento da nossa economia ...

Contexto
27 de maio de 2018
QUE 
o país só não está pior porque o agronegócio segurou o tranco e continua sendo o segmento responsável pelos maiores indicadores de crescimento da nossa economia, na contra mão dos outros setores que continuam patinando, todo mundo sabe.

MAS,
não é bem isso que acontece na outra ponta, quando se fala da produção de alimentos onde predominam os pequenos agricultores que ao contrário dos grandes não recebem tantos incentivos nem tem tantos recursos para aproveitarem as oportunidades para crescer.

É O QUE
acontece na nossa região, onde a agricultura familiar, apesar de ser responsável pela maior parte dos alimentos consumidos pela população regional continua lutando para sobreviver, mesmo com alguns incentivos dos governos federal e do estado que nem sempre alcançam todos os interessados.

NESSE SENTIDO
é digno de registro a comemoração dos 25 anos da Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores da Região de Jales, como exemplo de resistência e superação das dificuldades impostas pelos planos de governo.

DEPOIS 
de um período inicial promissor, a entidade, reunindo 40 produtores em um projeto considerado ousado para a época, começou a ter problemas não só em função das decisões oficiais, mas também com o declínio da uva de mesa, quando muitos viticultores quebraram e o número de cooperados ficou bastante reduzido, chegando a paralisar suas atividades por um bom período.

HOJE,
com a casa em dia, o número de integrantes voltou a crescer e com 136 membros, a cooperativa tem condições de aproveitar melhor as políticas oficiais, com mais segurança para produzir, inclusive adquirindo novos veículos e equipamentos.

TUDO
isso mostra a eficiência do trabalho dos cooperados, através de uma gestão competente e responsável que merece todo apoio oficial, como destacou o prefeito Flávio Prandi Franco, durante a comemoração de mais um aniversário dessa importante entidade dos agricultores. (Luiz Ramires)