Saúde

Projeto Samuzinho: crescendo e aprendendo com o SAMU

Foi realizado nesta semana pelo SAMU 192 Regional de Jales a primeira etapa do Projeto SAMUZINHO em escolas municipais com a participação de alunos do 4º e 5º ano, na faixa etária dos 09 aos 10 anos de idade. Participaram as escolas E.M Profª Maria Olympia Braga Sobrinho, E.M Prof.ª Iracema Pinheiro Candeo e E.M Profª Alberto Gandur.
Para realizar o projeto a equipe do SAMU contou com o apoio da Secretária Municipal de Educação e dos diretores e educadores de cada escola. A TV TEM de Votuporanga veio divulgar o evento.
Os objetivos da 1º etapa do projeto SAMUZINHO são:
O 1º Encontro, em sala de aula, com orientações sobre quando e como acionar o SAMU, sobre o funcionamento do serviço, como os profissionais atuam nessa área e sobre os tipos de ambulância que atendem a população.
O 2º Encontro, também em sala de aula, com orientações sobre o uso correto do 192 e os prejuízos do trote á população que realmente necessita.
O 3º Encontro, com visita ao SAMU, com as crianças conhecendo a estrutura física e os profissionais do plantão, as ambulâncias, alguns equipamentos e materiais. Nessa fase, os alunos assistiram demonstrações de procedimentos realizados pelas equipes do SAMU.
Os docentes de cada escola receberam orientações sobre o funcionamento do SAMU, noções de técnicas utilizadas em situações de obstrução de vias aéreas (engasgamento) e parada cardiorrespiratória em crianças.
As crianças participantes receberão certificado de conclusão da 1º etapa do projeto SAMUZINHO e uma cartilha de exercícios educativos sobre o SAMU.
A 2º etapa do projeto será previamente agendada com os diretores das escolas com o objetivo mediar orientações sobre prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros.
Por final, o interesse maior é o de promover uma educação permanente e consciente nas crianças, pois estas serão parceiras e multiplicadoras em mediar informações sobre o uso correto do 192, conscientizando quanto aos prejuízos causados pelos trotes telefônicos. Desta forma buscar reduzir às estatísticas de trotes em nossa população.

 Bruna Martins

Desenvolvido por Enzo Nagata