contato@jornaldejales.com.br
17 3632-1330

Programa de Mestrado Livre em Psicanálise do IBPC começa em fevereiro

Professor Paulo César Galetto
12 de janeiro de 2020
Professor Paulo César Galetto com a segunda turma do curso em Psicanalise em Jales
O objetivo do programa é proporcionar uma formação mais aprofundada sobre conteúdos contemporâneos, inerentes à atualidade, voltados para a área de conhecimento da saúde e Psicanálise, visa também aprimorar profissionais oriundos de diversas áreas do conhecimento, objetivando qualificá-los para atividades no campo de pesquisa e docência.
O Programa de Mestrado Livre em Psicanálise do IBPC - Instituto Brasileiro de Psicanálise Contemporânea possuí duas linhas gerais de pesquisa, ao qual, o projeto do aluno será incluído uma no campo da cultura e sociedade, que visa abranger estudos relacionados aos temas contemporâneos, como bullying, questões sobre gêneros, criança e adolescente, da mídia e sua influência na sociedade, hábitos de consumo, das relações de trabalho e os efeitos do estresse ocupacional tanto do ponto de vista biológico quanto psicológico. A linha de pesquisa procura investigar e aprofundar qual é o papel da psicanálise sobre essa demanda atual.
E a segunda linha aborda sobre a Psicanálise e sua clínica, suas perspectivas e suas práticas: abrange estudos relacionados à multiplicidade da clínica, apresentação de casos sobre as diferentes abordagens e aos processos que compreendem todo o campo da psicanálise. Esta linha de pesquisa propõe o estudo de novos enfrentamentos para os dilemas da realidade humana. 
O Programa de Mestrado Livre em Psicanálise do IBPC - Instituto Brasileiro de Psicanálise Contemporânea tem duração de 24 meses, divididos em módulos teóricos a cada 2 meses com aulas presenciais, além de seminários, desenvolvimento e orientação da dissertação. Sendo assim, ao atender todos os requisitos do programa, o aluno obtém o título de Mestre em Psicanálise.

Foto: Josiane Bomfim