jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Professora da Fatec defende tese de doutorado em Linguística

Mais uma doutora irá compor o quadro docente da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo.
30 de setembro de 2018
A banca examinadora composta pelos professores doutores, a partir da esquerda: Vânia, Fabrício, Claudete e Celina aparecem com Selma
Mais uma doutora irá compor o quadro docente da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo. No dia 25 de setembro, Selma Marques da Silva Fávaro, professora da área de línguas (português e espanhol), defendeu sua tese de doutorado intitulada “O discurso oficial e o discurso do aluno da escola municipal indígena koinukonoen: a língua portuguesa sob o olhar transdisciplinar” e foi aprovada.
A pesquisadora cursou, durante quatro anos e meio, doutorado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) campus de Três Lagoas, onde também concluiu o curso de mestrado, na mesma área. A graduação em Letras também foi realizada em instituição pública, a Unesp/Assis.
A banca de defesa foi composta pelas orientadoras, Prof.ª Dr.ª Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento, e Prof.ª Dr.ª Claudete Cameschi de Souza, e pelos seguintes docentes: Dr. Fabrício Tetsuya Parreira Ono e Dr.ª Vânia Maria Lescano Guerra, da UFMS, Dr.ª Ângela Derlise Stübe, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS-Chapecó/SC e Dr.ª Beatriz Eckert-Hoff, professora e reitora da Universidade do Distrito Federal-UDF- Brasília.
Em seu estudo transdisciplinar direcionado à interpretação de textos, a docente envolveu diferentes áreas do conhecimento, como a Linguística, História, Psicanálise, Direito, estudos culturalistas e filosóficos, para poder analisar o discurso oficial relativo à educação indígena e o discurso do aluno indígena do ensino médio. O estudo fundamentou-se em uma disciplina de interpretação, a Análise do Discurso de linha francesa, que considera o momento sócio-histórico como constitutivo da linguagem, tendo como embasamento teórico-metodológico a arqueogenealogia de Foucault.