jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Professor jalesense em Encontro dos Povos Indígenas

Ricardo permaneceu no encontro entre os dias 15 de julho, quando houve a abertura, até o dia 20, voltando muito bem impressionado
25 de julho de 2016
O professor jalesense Ricardo entre os indígenas da etnia caiapó
Termina no próximo dia 30 de julho o XVI Encontro dos Povos Indígenas que está sendo realizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros-Goiás, uma área de 65.514 hectares de cerrado, declarada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, em 2001.
O encontro começou no dia 15 e entre os participantes, além de historiadores, sociólogos e antropólogos, está o jalesense Ricardo Pires da Costa, professor de História da rede estadual de ensino em Auriflama, professor de Filosofia na Etec  de Birigui e aluno especial de Filosofia Política na Universidade Federal de São Carlos.
Ricardo permaneceu no encontro entre os dias 15 de julho, quando houve a abertura, até o dia 20, voltando muito bem impressionado.
O pajé Axuapé Kayapó Mebengokré, um dos organizadores, vem  desenvolvendo roda de debates sobre a questão indígena,  apresentação das etnias (sete no total) e culinária indígena.
Os professores presentes têm procurado dialogar com os indígenas, tentando entender sua cultura, ora em franco declínio em face da depredação do homem branco.
Ricardo também observou que turistas têm aproveitado para explorar as cachoeiras e cânions, que estão entre os mais admirados do Brasil.