quinta 02 julho 2020
Especial

Professor jalesense divide autoria de material didático da rede Objetivo

Por mais de oito anos, o jalesense Eduardo Britto leciona geografia nas sedes das unidades do Colégio e Curso Objetivo de São Paulo, o maior centro de ensino e pré-vestibular do Brasil. O professor Britto, como é conhecido na capital, atua em várias unidades e, no final de 2018, recebeu o convite para colaborar com a atualização e revisão de materiais didáticos de toda a rede do Sistema Objetivo de Ensino.
“Tem certos convites que são convocações. Estudei no Objetivo de Jales entre 1997 e 1999. Desde então, já desejava seguir a carreira docente e ficava imaginando o quão seria maravilhoso conhecer os autores das apostilas e livros que eu utilizava”, confidenciou o professor. 
Porém, em poucos meses de trabalho, outros convites vieram para que escrevesse alguns materiais em conjunto com outros professores. Por isso, passou a fazer parte do rol de autores consagrados, como os professores Moacyr Nogueira Junior e Eduardo Soares Luchesi; e a famosa coordenadora de geografia Vera Antunes, que possuem mais de três décadas na instituição e tem publicações que contribuíram para colocar a escola e o sistema como o mais famoso do país. 

TRAJETÓRIA
Inicialmente, Britto começou a ajudar na autoria da apostila para o curso pré-vestibular com assuntos de aprofundamento para quem presta carreiras de humanidades. Em seguida, o professor foi designado para colaborar com os cadernos de revisão de final de ano que servem de base para quem prestará os grandes vestibulares do Brasil e o Enem.
Mas, devido o ótimo trabalho desenvolvido, veio o que ele chama de honraria máxima: dividir a autoria de dois livros da coleção com a Professora Vera. “Quando ela me disse que eu ficaria designado para dividirmos a autoria de dois livros da coleção, eu fiquei muito feliz e emocionado. Afinal, são 40 livros de todas as matérias, sendo 6 de Geografia. Nestes 40 livros, somente professores altamente renomados e com muito tempo de casa tinham seus nomes como autores nestes livros. De repente, um jalesense estaria entre eles”.
A Profa. Vera Antunes, coordenadora da cadeira de Geografia, tem mais de 50 anos de Colégio e Curso Objetivo e afirma que a escolha do Prof. Eduardo Britto ocorreu devido o excelente trabalho que sempre desempenhou nas atividades que foram atribuídas a ele. “Ele é extremamente dedicado, atualizado e comprometido com a Geografia e com o Objetivo. Ao observar suas qualidades, procurei aproveitar ao máximo o seu trabalho para colaborar com o nosso material didático. O resultado não poderia ser melhor e os livros que atualizamos e escrevemos juntos contribuirão e muito para os alunos obterem ótimos resultados nos estudos e nos vestibulares”.

DE PAI PARA FILHO
Outra curiosidade que deixou o professor muito gratificado foi a possibilidade do seu filho, Eduardo Muneo, estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Objetivo da Paulista, receber os livros escritos pelo pai logo na primeira publicação que recebe seu nome.
Os livros que o Professor Eduardo Britto assina são distribuídos para todas as unidades próprias, conveniadas e franquias que adotam o material didático do Sistema Objetivo de Ensino. São mais de 1300 unidades espalhadas pelo país, além de uma unidade no Japão.

Desenvolvido por Enzo Nagata