jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Produtores aguardam com grande expectativa a Feira do Agronegócio da Uva e do Mel

por Luiz Ramires
27 de agosto de 2017
Uma feira da uva e do mel bem melhor que dos anos passados está sendo aguardada para o próximo fim de semana
Os viticultores e apicultores estão bastante otimistas em relação à 12ª Feira do Agronegócio da Uva e do Mel que acontece nos dias 1 e 2 de setembro, na Praça João Marino de Freitas (Praça do Jacaré). 
O produtor Sebastião Santim vai levar para feira o vinho e suco produzidos em sua propriedade, onde também já está cultivando uvas da variedade cabernet sauvignon para a produção de vinho fino. Na feira ele estará mostrando só a uva, mas para o ano que vem espera já levar também o vinho produzido com essa variedade.
Outro produtor de suco de uva, Fernando Donda, também deverá participar da feira, como afirmou seu pai, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales, Wilson Gilberto Donda. O sindicato, como afirmou, também está ajudando na preparação da feira.
O produtor Marcos Rogério Fação também espera divulgar bem as uvas de sua propriedade, mas não só isso. Ele afirma que a feira é importante não só para os viticultores, pois a cadeia produtiva da uva movimenta a agricultura e o comércio da cidade, além de gerar muitos empregos.

URÂNIA
Uma parceria importante, este ano está acontecendo com a Prefeitura de Urânia. O secretário de Agricultura daquele município, Anderson Chapichi participou da última reunião preparatória da feira, no dia 23 de agosto, quarta-feira e destacou o trabalho desenvolvido com a Prefeitura de Jales para o engrandecimento do evento.
Urânia vai contribuir inclusive com parte da premiação, pois como afirmou o secretário, o município conta com muitos viticultores e começa a desenvolver um trabalho voltado para o turismo rural envolvendo também a uva, agregando mais valor ao produto.
A importância da participação de Urânia foi destaca pelo secretário de Agricultura de Jales, Hilário Pupim. Ele lembrou que Urânia sempre participou da feira, mas desta vez, com a nova administração municipal esse envolvimento está sendo muito maior.

PREPARAÇÃO
A última reunião da comissão organizadora da feira deixou tudo definido para as tarefas que cada grupo deverá desenvolver, como explicou a engenheira agrônoma da Secretaria da Agricultura de Jales, Sílvia Andreu Avelhaneda Pigari. Esta semana os organizadores começaram a distribuição das caixas onde serão colocadas as uvas para exposição.
Sílvia lembrou que nos dois dias da feira os visitantes terão muitas atrações além de uvas e mel para serem adquiridas com preços bastante convidativos.
Os organizadores lembram que não é só uva e mel que os visitantes terão nos dois dias do evento. Shows com artistas da região e outras apresentações artísticas já estão confirmadas, além da barraca de alimentação do Rotary Grandes Lagos.

Fotos: Luiz Ramires