quarta 08 abril 2020
Cidade

Primeira parcela do IPTU vence dia 20 de fevereiro

Ao contrário dos anos anteriores, a primeira parcela do IPTU (Importo Predial e Territorial Urbano) e do ITU (Imposto Territorial Urbano) não vencem no dia 10 e sim em 20 de fevereiro. A mudança atende solicitação dos Correios, em função do atraso na impressão dos carnês, que só foi concluída quarta-feira e vale também para o pagamento à vista, com desconto de 10%. 
Para este ano não houve aumento, apenas o rejuste pela inflação dos últimos12 meses, que ficou em 2,92% para os cerca de 22 mil carnês do IPTU e 4 mil do ITU.
O secretário de Fazenda Nivael Brás Renesto explicou que “visando evitar que os referidos carnês chegassem com atraso aos contribuintes, resolvemos fazer prorrogação dos vencimentos dos impostos do dia 31 de janeiro e 10 de fevereiro, para o dia 20 de fevereiro, quando haverá tempo hábil para o Correio efetuar as entregas”.

COMO PAGAR
O pagamento dos impostos poderá ser realizado em casas lotéricas, bancos conveniados, terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos com boleto) ou pelo Internet Banking.
O secretário também lembra que a incumbência pelo pagamento em dia é exclusivamente do contribuinte que deve estar sempre atento às datas de vencimentos das parcelas. Quem não receber o carnê deve comparecer à Prefeitura para esclarecimentos ou regularização de dívidas dos anos anteriores, podendo também optar pela emissão online. O atraso no pagamento dos impostos implica em juros e multa.

Desenvolvido por Enzo Nagata