quarta 15 julho 2020
Política

Presidente do MDB defende mais repasses para os municípios e não a extinção dos pequenos

Por Luiz Ramires

O grande número de atribuições que foram transferidas para aos municípios, sem os devidos repasses para sua execução é o que mais preocupa as prefeituras e isso precisa ser mudado, como afirmou em Jales o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, que participou de um encontro regional na cidade na manhã do dia 16 de novembro.
A concentração movimentou boa parte dos emedebistas do Estado e contou com a participação do deputado e vice-presidente estadual do partido, Itamar Borges, do vice-prefeito José Devanir Rodrigues, o Garça, do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, dos presidentes do partido em Jales, Jediel Zacarias e de mais de 50 cidades da região, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 
Baleia Rossi foi um dos articuladores do movimento para que todos os municípios tivessem participação na arrecadação dos leilões do pré-sal, para suprirem parte das suas necessidades de investimentos e não só para pagar dívidas com a Previdência, explicou no seu discurso e nas entrevistas.

REFORMAS
O próximo passo, como afirmou, é discutir o novo pacto federativo para poder tirar um pouco dos recursos da União e repassar para os municípios e o MDB, com sua bandeira municipalista deverá ter papel decisivo também nessa questão. Há ainda a reforma tributária, apresentada por ele, que está sendo discutida para garantir mais emprego e renda para a população.
Baleia também é contra a extinção dos municípios com menos de cinco mil habitantes. Isso, segundo ele, não reduz as despesas e piora a qualidade de vida dos seus moradores que é muito melhor do que nas grandes cidades, além de romper os vínculos dos mesmos com sua história. O que não pode, como afirmou, é criar novos municípios.

ELEIÇÕES
O MDB quer lançar o maior número possível de candidatos a prefeito nas eleições do ano que vem, mas deverá respeitar as alianças que já existem, como em Jales, onde o prefeito Flávio Prandi Franco, do DEM tem como vice o Garça que é do MDB. Flá fez questão de participar do encontro como forma de mostrar a importância dessa aliança e agradecer a contribuição de Baleia que conseguiu vários recursos para o município.
Itamar Borges destacou que a participação do partido nas próximas eleições foi um dos temas discutidos no encontro, lembrando não só a história do MDB em nível nacional, mas da política regional, tanto que antes do evento, Baleia, a convite de Garça, fez uma visita a senhora Naomi Rollemberg, como demonstração desse reconhecimento histórico.
Garça lembrou que, além da liderança nacional de Baleia, sua presença em Jales também foi um momento para destacar seu apoio para o município, com recursos para a reforma da Praça Dr. Euphly Jalles, para a Santa Casa e como principal articulador para o credenciamento do Hospital de Amor junto ao SUS.
Edinho Araújo lembrou sua trajetória emedebista desde Santa Fé do Sul, depois como deputado estadual, deputado federal e prefeito da maior cidade do estado e a segunda do país administrada pelo partido.

Desenvolvido por Enzo Nagata