jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Prefeitura precisa de mais de R$ 1 milhão para recuperar o prédio do antigo CAIC

por Luiz Ramires
13 de maio de 2018
Além do polo da UAB o prédio do CAIC, reformado, poderá abrigar outros serviços
A Prefeitura de Jales está fazendo um levantamento dos custos para a reforma do prédio do antigo CAIC que deverá servir não apenas para atender as reclamações da vizinhança, preocupada com as condições do local, mas para melhorar o atendimento oferecido pelo Polo de Jales da Universidade Aberta do Brasil, como explicou seu coordenador, professor Nilton Marques, destacando que vários cursos novos deverão ser oferecidos este ano para estudantes da região e de várias partes do país.
Nilton explicou que o prédio reformado poderá voltar a abrigar, além da UAB, uma creche, escola ou outros serviços para a comunidade daquela parte da cidade, além de ser utilizado para a prática esportiva e atividades de lazer pela população, como já aconteceu, mas isso vai depender das necessidades detectadas pela administração municipal. 
Pelo que foi diagnosticado até agora, a Prefeitura terá que investir mais de R$ 1 milhão para a reforma, como explicou o secretário de Obras, Manoel de Haro, lembrando que o trabalho deverá envolver as obras contra goteiras e infiltrações, inclusive na quadra poliesportiva que também terá que ser recuperada, colocação de para raio, elevador, climatização e obras de recuperação da fachada, além de serviço de paisagismo e até de alguns pontos da estrutura do prédio.
É preciso montar um bom projeto para buscar esses recursos em fontes do Governo do Estado ou do Governo Federal, sendo que um dos caminhos mais prováveis poderá ser através do Plano de Ação Articulada, do Ministério da Educação.

NOVOS CURSOS
Além dos cursos já existentes, o Polo de Jales da UAB deverá abrir novas turmas para cursos de graduação e pós-graduação que estão sendo solicitados junto às universidades. O professor Nilton informou que foram solicitados mais de 150 cursos, dos quais vários poderão ser autorizados na medida da capacidade de atendimento de cada universidade. Ele acredita que pelo menos mais 20 deverão ser liberados para este ano e para 2019, em todos os níveis, além dos 6 já existentes.
Dependendo desse aumento dos cursos, a área da UAB deverá ser ampliada, pois os cursos, apesar de serem à distância, contam com as aulas presenciais, normalmente uma vez por semana o que exige mais espaço para atender essa demanda, podendo inclusive utilizar a quadra. 
O prédio sempre foi utilizado para atividades voltadas para a comunidade e para isso, a reforma também vai ser importante, mas é preciso que a Prefeitura cuide também da sua segurança e manutenção para que o imóvel não volte a ser deteriorado.

CÂMARA
Em requerimento aprovado pela Câmara os vereadores Tiago Abra (PP) e João Zanetoni (PSB) questionam a Prefeitura sobre a possibilidade de melhor aproveitamento daquele espaço para a instalação de uma escola ou uma creche e utilização da quadra para atividades da Secretaria de Esportes.
Os vereadores também pedem que seja feita uma limpeza e que a Prefeitura estude a possibilidade de construir um minicampo naquela área.