jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Prefeitura comemora o Dia da Árvore devolvendo o bosque para a população

por Luiz Ramires
24 de setembro de 2017
A primeira visita ao bosque agitou a curiosidade das crianças
Depois de vários anos interditado por falta de manutenção o Bosque Municipal Aristophano Brasileiro de Souza foi reaberto ao público no dia 21 de setembro, quinta-feira, depois de uma apresentação das escolas municipais em comemoração ao Dia da Árvore.
Com isso a Prefeitura cumpre a primeira fase do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público Federal, como destacou o procurador José Rubens Plates, que compareceu ao ato e lembrou que o trabalho desenvolvido pela administração municipal vem sendo cumprido dentro do prazo estabelecido.
Os passos iniciais para a revitalização já foram tomados, com medidas como limpeza, cercamento, pintura, identificação das espécies, plantio de mais árvores e outros serviços que foram realizadas, deixando o bosque em condições para visitação, como afirmou o procurador.
Os próximos passos, segundo ele, é criar condições para assegurar a reforma e a segurança para os visitantes e em seguida a Prefeitura terá mais dois anos para executar o projeto que deverá deixar o bosque em condições ideais para a população.

MATA ATLÂNTICA
A segurança no bosque de certa forma já acontece com a presença da Polícia Ambiental no local, como lembrou o secretário municipal de Planejamento, Nilton Suetugo, afirmando que mais importante que o cumprimento dos prazos fixados pelo Ministério Público é devolver o bosque para a população.
Niltinho destacou que Jales tem o privilégio de ser um dos poucos municípios do interior do estado a contar com uma área nativa de Mata Atlântica que precisa ser preservada e é isso que a Prefeitura está fazendo, mesmo com as dificuldades financeiras que todos conhecem.
Além do procurador federal e do secretário de Planejamento o ato contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Glauciane Pontes Helena Franco, secretária de Educação, Lourdes Marcondes Rezende, secretária da Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sílvia Andreo Avelhaneda Pigari, vereadores Vanderley Vieira dos Santos e Luiz Henrique Viotto e cabo Clayton Campos, do Corpo de Bombeiros.