jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Prefeitura começa estudar soluções para o trânsito

Problema dos semáforos é o que tem provocado mais reclamações
27 de novembro de 2017
A Prefeitura reforçou a sinalização na esquina da Rua 10 com a 15, enquanto aguarda a reforma do semáforo
Um convênio assinado esta semana entre o Instituto Federal de Educação de Votuporanga e a Prefeitura de Jales deverá apresentar um estudo sobre a situação do trânsito na cidade com sugestões para sua melhoria. Um dos problemas que vêm sendo criticados é o dos semáforos que precisam ser reformados ou substituídos.
Há alguns dias o semáforo da esquina da Rua 10 com a 15 quebrou e precisou ser levado para reparos que devem demorar alguns dias. Enquanto isso, para tornar o local mais seguro a Secretaria Municipal de Planejamento e Trânsito decidiu repintar o sinal de pare no chão, além de completar uma faixa amarela contínua no meio da rua.
O fato levou algumas pessoas a pensarem que o semáforo seria retirado, mas o secretário Nilton Suetugo informou que isso não está programado, mesmo porque para retirar seria necessário passar por uma decisão do Conselho Municipal de Trânsito. A Prefeitura também teria que verificar se o convênio com a empresa responsável pela instalação e manutenção dos semáforos permite a retirada daquele ou de outros ou a sua transferência para outro ponto que também teria que ser aprovado pelo conselho.
Tudo isso deverá ser analisado pelo estudo que começa a ser feito e que vai apontar alguns locais que precisam de semáforos como na Rua 3 com a Avenida João Amadeu e na Rua das Palmeiras, não se descartando a retirada de alguns, como na própria Rua 10 com a 15, mas isso, como afirmou o secretário, precisa ser muito bem avaliado.
Outra questão é que sem recursos a Prefeitura não tem condições de fazer qualquer trabalho nesse sentido. A solução, segundo o secretário, é aguardar os estudos para depois se pensar na possibilidade de fazer algum financiamento para resolver esse e outros problemas relacionados com o trânsito em geral e a mobilidade urbana.