jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Prefeito Flá: “estamos preparando a cidade para o futuro”

JALES, 78 ANOS
14 de abril de 2019
Prefeito Flá: “temos plena convicção de que a cidade está melhor do que encontramos”
Candidato único em 2016, o prefeito Flávio Prandi Franco quer chegar a 2020 merecendo a confiança não somente dos que o elegeram como também de quem preferiu votar em branco ou anular o voto. Ele admite que os dois primeiros anos de mandato foram duríssimos, mas tem convicção de que seu sucessor vai encontrar uma cidade muito melhor. Aos 50 anos, casado com a jornalista e professora universitária Glauciane Helena Pontes Franco, pai de Luís Eduardo (estudante de engenharia mecânica) e Artur (ensino fundamental), Flá é zootecnista graduado pela Universidade de Marília com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Eis a íntegra da entrevista concedida ao Jornal de Jales....

J.J. - Em quais condições o senhor recebeu a Prefeitura de Jales?
Prefeito Flá - As condições eram precárias, tanto na questão financeira quanto na infraestrutura, com a cidade toda cheia de buracos e várias obras paradas, que estamos finalizando. Também havia problemas graves no atendimento à população, em áreas importantes como saúde, educação e assistência social.

J.J. - Houve alguma surpresa de sua parte ao assumir a administração municipal?
Prefeito Flá - Nós sabíamos que existiam muitas dificuldades, mas como todos sabem, encontramos algumas surpresas desagradáveis que dificultaram, e muito, o processo de recuperação da máquina pública. Mas o serviço público é assim mesmo, cheio de desafios que temos enfrentar de cabeça erguida, superá-los e sempre estar preparados para o que vem depois.

J.J. - Qual foi o maior desafio dos primeiros dois anos?
Prefeito Flá - O maior desafio certamente está sendo melhorar as condições financeiras do município dando condições para o seu efetivo desenvolvimento, gerando emprego e renda para o cidadão. Além disso, conseguimos muitos recursos em recapeamento asfáltico e entregamos obras, que estavam paralisadas e hoje já estão à disposição da população. 

J.J. - Passada a primeira metade do mandato a situação está melhor,  pior ou sob controle?
Prefeito Flá - Temos plena convicção que está melhor do que encontramos e sabemos que ficará muito melhor ainda ao final dos quatro anos.
Na área da educação, além de ser referência em educação especial, temos umas das melhores do Estado de São Paulo, as nossas unidades de saúde estão muito mais preparadas para atender melhor nosso paciente, com o Prontuário Eletrônico do Cidadão, Sistema de Assistência Farmacêutica, exames de eletrocardiograma e com agendamento diário de consultas.
Além disso, no social, temos mais de 2.400 famílias atendidas em ações continuadas e com acompanhamento permanente. 
Faremos investimos de mais de R$ 25 milhões em recapeamento e asfalto em toda a cidade, lembrando que já fizemos recapeamento e pavimentação em 750 quarteirões, distribuídos em 52 bairros da cidade.
No final da nossa administração, serão investidos mais de R$ 70 milhões em diversas ações que trarão benefícios para nossa população.
Assim, concluímos que estamos muito melhores e, apesar da crise nacional, conseguimos avançar bastante, preparando a cidade para futuro.

J.J. - Qual o impacto da deflagração da Operação Farra no Tesouro-1 e 2 pela Polícia Federal no âmbito da administração?
Prefeito Flá - O impacto foi muito grande, ficamos muito abalados com os acontecimentos, pois entendemos que a população jalesense não merecia tamanho desgosto com tudo o que foi deflagrado nas operações.
Mas vimos que tudo o que aconteceu nos deixou muitas lições, que práticas levianas não levam a nada e a população deve ser sempre respeitada. Temos mais de 1200 funcionários ativos e acredito que todos nós aprendemos muito com a experiência.

J.J. - Em que medida sua proximidade pessoal e política com o vice-governador Rodrigo Garcia, titular da Secretaria de Governo, pode contribuir para alavancar a administração?
Prefeito Flá - Acredito muito na parceria com o vice-governador Rodrigo Garcia, que sempre foi parceiro da nossa cidade e ainda mais agora no cargo que ocupa e estando eu na função de prefeito. 
Já tivemos algumas reuniões em seu gabinete em São Paulo, estou muito confiante nas ações futuras que trarão melhorias para a nossa cidade, algumas ações importantes já estão sendo intermediadas pelo Rodrigo e, em futuro próximo, iremos anunciar.

J.J. - A Câmara Municipal tem ajudado ou atrapalhado a administração?
Prefeito Flá - A Câmara Municipal sempre ajuda, pois as suas indicações, seu papel fiscalizador e sua atuação junto à população nos orienta cada vez, inclusive permitindo que erremos menos e possamos atender melhor. Suas votações são independentes e isto garante que nosso trabalho seja mais eficaz e transparente.

J.J. - Qual o papel que o vice-prefeito José Devanir Rodrigues desempenha no âmbito da Prefeitura?
Prefeito Flá - É sempre muito importante e ele tem contribuído muito com sua experiência, com sua serenidade e atuado de maneira efetiva no dia a dia de trabalho, participando das reuniões e decidindo junto com o secretariado. O Garça tem sido um grande parceiro e apoiador e se mostrado um exemplo de homem público, sempre preocupado com a população de Jales.

J.J. - Nossa cidade tem futuro?
Prefeito Flá - Tem, tenho certeza que sim. Tudo o que estamos fazendo é preparar a cidade para o futuro. Temos ações pensadas para isto, pois além de organizar as finanças do município, de melhorar o atendimento em setores como saúde, educação e assistência social, de investir em infraestrutura e obras, de organizar grandes eventos nas áreas de esporte, cultura e turismo, também estamos nos preparando, com a aquisição de nova área, para garantir a instalação de novas empresas em nossa cidade, com mais geração de emprego e renda. Com isto, vamos fortalecer ainda mais o nosso comércio, confirmando Jales como centro de região.