Saúde

Pilates: coordenação entre corpo, mente e espírito

 

A popularidade crescente do Pilates o colocou no mapa de todo o mundo.Ao contrário de algumas formas de exercício, o Pilates não super desenvolve algumas partes do corpo e outras menos. Durante o treinamento o Pilates concentra-se na força do núcleo, que treina o corpo como um todo integrado. A técnica busca promover força e desenvolvimento muscular equilibrado, assim como flexibilidade e aumento da amplitude de movimento para as articulações.
Atenção ao apoio central e adequação de corpo inteiro – incluindo a respiração e a mente – proporcionam um nível de atividade integradora que é difícil encontrar em outras técnicas de exercícios. É também por essa razão que o Pilates é tão popular em cenários de reabilitação.
Se você é adulto e está apenas começando a se exercitar ou um atleta de elite, experiente ou não, o Pilates se aplica a você. Criando a partir da força do núcleo, com foco no alinhamento, o Pilates é acessível a todos. Com milhares de exercícios possíveis e modificações, a técnica pode ser adaptada às necessidades individuais de cada pessoa.
A proposta no Pilates não é a formação de músculos em evidência, ou seja, o aumento de massa, mas sim, músculos tonificados que funcionam perfeitamente no contexto do corpo como um todo, e a adequação funcional às necessidades de uma pessoa como eles se movem ao longo da vida.
Uma das maneiras que o Pilates cria longos e fortes músculos é tirando proveito de um tipo de contração muscular chamada de contração excêntrica, trabalhando para um aumento de segurança, alongamento dos músculos e a amplitude de movimento nas articulações. Um outro benefício é que o núcleo de formação promove um abdome liso e definido.
Além disso, os fundamentos do Pilates proporcionam uma postura correta através de exercícios de solo e de equipamentos, evitando assim, dores e problemas de saúde relacionados a coluna.
Pode parecer um paradoxo, mas quanto mais você exercita, mais energia você tem e mais você gosta de fazer. O Pilates trabalha a respiração junto com os movimentos, estimula a coluna e os músculos, e inunda o corpo com os bons sentimentos. Conhecido por criar a longo prazo, músculos fortes, o Pilates melhora o tônus muscular, equilíbrio muscular, traz uma postura bonita, e ensina como se mover com facilidade e graça. Todas essas coisas vão fazer você se olhar e sentir-se muito saudável e atraente.
Joseph Pilates, cirador da técnica, explica que o Pilates é “a completa coordenação de corpo, mente e espírito”. Quando nos exercitamos, desta forma,o corpo e a mente se unem para trazer o maior benefício possível de cada exercício.
Os princípios de Pilates – centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluxo – são os principais conceitos usados para integrar corpo e mente.
 
 Luciene Fátima de Siqueira Guidetti 
(Fisioterapeuta especialista em Dermato-Funcional e proprietária da Clínica de Estética e Fisioterapia Corpo e Essência)
Desenvolvido por Enzo Nagata