jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

PILATES

Jalesense desenvolve metodologia inédita de ginástica holística
14 de janeiro de 2018
Márcia e o marido Flávio ( diretor administrativo da Fitgoy Cursos) e as colaboradoras Mônica e Corine praticando Bungee Fit
A ideia de usar elástico para a prática da dança foi criada na Tailândia na primeira década dos anos 2.000 por Sivavut Mathong, bailarino circense a partir de seus estudos práticos sobre os exercícios físicos ligados a ginástica artística, a dança e a sua prática artística no Cirque Du Soleil. 
O uso de elásticos para a prática da dança não é novidade entre os bailarinos profissionais ou artistas de circo. No entanto, esta forma de colocar o corpo em movimento nunca havia adentrado os estúdios especializados no Método Pilates, por conta da complexidade dos exercícios advindos da dança aérea e do circo.
Partindo desta ideia, a educadora física jalesense . Márcia Marcondes de Godoy, diretora técnica da Pilates Fitgoy Cursos, com 25 anos de prática profissional no campo das ginásticas holísticas, desenvolveu, após um longo estudo prático e bem embasado pela literatura contemporânea sobre a dança praticada sobre os elásticos e a biomecânica do corpo humano, a metodologia inédita de ginástica holística que denominou Bungee Fit.
COMO FUNCIONA

A metodologia Bungee Fit é praticada fazendo uso do equipamento composto por um elástico especial (encapado e com cabo de segurança interno), e deve ser fixado a uma “cadeirinha” desenvolvida para facilitar a mobilidade e favorecer a absorção de impacto na coluna.
O principal diferencial da metodologia Bungee Fit está ligado à versatilidade, ao vasto repertório de exercícios preventivos, que reabilitam e também de alta performance,  isto é, atende com segurança e conforto pessoas de todas as idades, desde aquelas portadoras de patologias osteoarticulares até aquelas que podem e almejam alto rendimento.
Vale a pena lembrar que a técnica de ginástica Bungee Fit é segura, funcional e confortável desde que seja instruída por um profissional bem capacitado.
O lançamento oficial da Metodologia de Ginástica inédita denominada por Márcia de Bungee Fit aconteceu dia 22 de Julho do ano de 2017 na Escola de Formação Profissional FITGOY em Jales. Desde então a equipe FITGOY Cursos viaja por todo o Brasil e América certificando centenas de profissionais. A última certificação do ano de 2017 aconteceu em Lima ,no Peru no mês de Dezembro.
A propósito, a equipe FITGOY prepara as malas para ir até o México onde fará uma turnê no mês de maio neste ano de 2018 certificando profissionais que atuam no campo das ginásticas holísticas preventivas, de alta performance e de reabilitação.

BENEFÍCIOS 

Segundo Márcia Godoy, a metodologia Bunge Fit oferece uma série de vantagens aos praticantes, entre as quais:
-  fortalece todo o corpo, especialmente  dos músculos do core – principal estabilizador da nossa postura e importante para a realização de todos os movimentos do cotidiano.
- ótima opção para quem sofre com problemas no joelho, coluna e ombro pois elimina parte do efeito da gravidade, além de ser uma boa opção para pessoas que têm riscos de queda, como os idosos e portadores de distúrbios neurológicos.
- trabalha as capacidades físicas flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e agilidade.
- melhora o condicionamento cardiovascular e respiratório.
- além de melhorar o condicionamento físico como um todo, também contribui psicologicamente, pois a prática Bungee Fit faz com que o praticante se sinta leve, brincando com a gravidade.